Abaixo-assinado SECRET GARDEN FREE

Para: Prefeitura Municipal de Vitória

O Jardim Secreto sempre foi um espaço aberto às manifestações culturais e artísticas, semeando a diversidade do universo criativo. Sua proposta é abrigar manifestações multiculturais, alinhadas às mais diversas vertentes, tais como: artes plásticas, literatura, moda, apresentações audiovisuais, workshops vinculados a produções artísticas etc., abrindo espaço para que artistas possam divulgar seus trabalhos.

Com a intenção de promover esta fértil diversidade de idéias, o Jardim Secreto criou, em 2010, o projeto “Semeando Cultura”, que surgiu do desejo da criação de um espaço de estudo, discussão, convívio e produção intelectual e artística, sempre estimulando o sentimento de pertencimento e a convivência entre o coletivo social e criativo no qual estamos inseridos. Cultivam o nosso jardim professores, filósofos, poetas, pensadores e artistas. A sociedade aplaudiu a iniciativa da produtora Ludmila Perim em tornar o jardim de sua residência em um dos mais importantes points da cena cultural de Vitória, mesmo pouco tempo após ter sido aberto ao público.

Entretanto e infelizmente, em 22/03/2011 o Jardim Secreto foi interditado por ainda não ter obtido a ATUALIZAÇÃO do alvará de localização e funcionamento, que já havia sido anteriormente solicitado ao órgão competente.

O objetivo deste abaixo-assinado é, tão simplesmente, sensibilizar as autoridades competentes, para que agilizem a reabertura do Jardim Secreto, no sentido de que não seja interrompida a semeadura da fomentação do cenário artístico-cultural capixaba, vislumbrando uma colheita coletiva, representada por novas oportunidades de geração de renda e de cultivo cultural para a comunidade.

Não é insano constatarmos que não temos a liberdade de possuirmos um espaço particular aberto, maravilhoso, e sem ônus para os cofres públicos? (Diferentemente de como ocorre em países “de primeiro mundo”, onde antigos casarões são transformados, com o patrocínio do poder público, em incubadoras urbanas que disseminam o movimento artístico contemporâneo).

Embora este abaixo-assinado não tenha força jurídica, ele pretende mostrar àqueles que publicamente fizeram valer de seus podres poderes, que, contrariamente aos desejos feudais daqueles senhores adjacentes que não suportam o sucesso alheio sem vender sua própria inveja, centenas de pessoas se importam, apóiam e desejam a reabertura do referido espaço.

Assim, solicitamos a todos que concordarem com o objetivo deste abaixo-assinado, que plantem aqui suas sementes de solidariedade.