CARTA DE REINVIDICAÇÃO – ESPAÇO NIAPEA

Para: UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO

Nós estudantes de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), do curso de Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP, solicitamos a vossa atenção à unidade que nos encontramos atualmente para realização de atendimento aos pacientes do serviço NIAPEA, realização de pesquisas cientificas e orientação/supervisão de alunos de graduação em Fonoaudiologia realizadas nessa instituição.

Desde 2007 atendíamos pacientes e realizávamos nossas pesquisas no ambulatório no Edifício dos médicos à Rua Borges Lagoa 783, primeiro andar, com 7 salas de atendimentos: sendo 2 salas acústicas. Todas as salas possuíam equipamentos funcionando e de alta qualidade, com ar-condicionado, 3 cadeiras em cada sala, 1 banheiro para funcionários e outro banheiro para os pacientes. Tínhamos uma recepcionista para agendamento de pacientes e marcação de consultas para exames e acompanhamentos. Realizávamos em média, atendimento de 75 pacientes para realização de exames, indicação, verificação e adaptação de aparelhos auditivos, pesquisas e trabalhos científicos, além de orientação e supervisão de 30 alunos da graduação do curso de Fonoaudiologia da UNIFESP, semanalmente. Totalizando aproximadamente 1500 atendimentos à população por mês.

Atualmente nos encontramos no mesmo edifício, no 5 andar. Porém com a estrutura totalmente inadequada. Estamos em 1 sala de aproximadamente 3X3, sem ar-condicionado, com 1 equipamento para realização de exames e 2 cadeiras. Nessa sala, encontram-se diariamente 8 alunos da graduação, 2 de pós-graduação, 1 orientador, e os pacientes. Conseguem imaginar? Pois bem ...
Carecemos de espaço para realização de nossas atividades que até dezembro de 2022 era executadas com alto nível de desempenho e satisfação.

Enfim, estamos lutando para que isso seja revisto, pois entendemos que esse que nos foi imposto não atende a realidade do ambulatório de próteses auditivas que era considerado pela classe fonoaudiológica e médica, um dos melhores ou o melhor ensino aos futuros profissionais ali formados pela UNIFESP.

Esse espaço hoje não nos oferece nenhum suporte e estrutura adequada para uma universidade, além de ser insalubre aos alunos e professores. Tais limites estruturais, impedem que o fluxo natural de crescimento da instituição possa acontecer, pois estamos ocupando um espaço que não é nosso. Desta forma reivindicamos um lugar adequado para o atendimento de pacientes, de ensino , pesquisa e extensão .

E para finalizar, acreditamos que, para nós estudantes de graduação e pós-graduação, pacientes, funcionários e a própria Instituição, todos PERDERAM com essa reestruturação .
Certa de sua compreensão

Alunos de pós graduação UNIFESP – Distúrbios da Comunicação Humana