Abaixo-assinado Consciência Rio Preto por um Pedal Seguro e um Meio Ambiente Saudável

Para: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Em Rio Preto não são poucas as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de locomoção tanto para lazer quanto para o trabalho.
Nos horários de pico é possível ver carros, motos e bicicletas disputando as ruas e avenidas da cidade.
Essa situação gera um número alto de acidentes envolvendo ciclistas que quase sempre levam a pior, haja vista a situação de fragilidade que possuem em comparação aos demais que circulam nas vias da cidade.
A preocupação com essas pessoas deve ser prioridade da Administração Municipal, afinal de contas é a vida delas que está em jogo.
Recentemente a cidade ganhou um projeto voltado para os ônibus, com a licitação do transporte público. Duas empresas disputarão os usuários do transporte público municipal, mas as cláusulas do contrato não mencionam qualquer condicionamento às empresas no que diz respeito à integração de ciclovias.
Uma pena, pois o momento era oportuno e foi alertado pelo Movimento Quero Transporte de Qualidade!
A cidade é privilegiada com uma quantidade excelente de avenidas com canteiros largos, como a JK, a José Munia, Philadelpho, Murchid, dentre outras.
Sem contar que as avenidas principais, Andaló e Baddy, ainda contam com duas faixas de estacionamento (uma em cada sentido da via) e, portanto, estão aptas a receber um projeto de ciclovia.
É preciso separar aqueles que usam suas bicicletas daqueles que utilizam veículos automotores, como forma de diminuição de acidentes e, porque não, de incentivo à utilização deste meio de transporte, barato e ecologicamente correto.
Este documento requer do Poder Público Municipal a apresentação rápida de um projeto de ciclovias pelas principais avenidas da cidade, unindo todas as regiões ao centro, integrando-as com pontos de ônibus e terminais rodoviários, com pontos para guardar as bicicletas com segurança, bem com a apresentação de projeto de lei que obrigue estabelecimentos comerciais a terem a reserva de vagas para ciclistas, sendo estas medidas condizentes com a preservação da vida e de um meio ambiente saudável.