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Abaixo-assinado Tecnologia ao Alcance de Todos para Melhor Exercer a Cidadania

Para: Ministério Público e Congresso Nacional

Nós, cidadãs e cidadãos dos municípios brasileiros, solicitamos que as máquinas caça-níqueis e outros equipamentos de informática apreendidos pelos órgãos de fiscalização, sejam enviados às universidades públicas e escolas técnicas, para serem convertidos em terminais inteligentes, posteriormente instalados em pontos estratégicos dos bairros: sede de associações, terminais de ônibus e outros, em sistema de rede exclusivo para a comunidade fazer suas reivindicações direto à Prefeitura e acompanhar as providências. Por sua vez, a Ouvidoria do município e seus plantões de serviços públicos em feriados e fim de semana, distribuirão as solicitações recebidas para os departamentos e órgãos responsáveis, como acontece hoje, só que com muito mais agilidade e acompanhamento dos cidadãos. O projeto consiste em destinar os equipamentos apreendidos ou recolhidos para as universidades públicas e escolas técnicas também públicas, usarem em experiências de laboratório e treinamento de estudantes, transformando sucata em ¨terminais de cidadania¨.

Vantagens: os vereadores perderiam menos tempo com indicações do tipo: consertar calçamento, restaurar pavimentação asfáltica, efetuar limpeza da rua, efetuar roçada, trocar grelha, colocar placa de rua, viabilizar sinalização na rua, colocar lâmpadas e hastes no poste, retirar entulhos, e outras tantas que podem ser solicitadas direto aos departamentos que deveriam cuidar desses serviços. Com os terminais, a comunidade pode solicitar serviços, dar sugestões e até escolher nome de ruas, o que já diminuiria ainda mais o tempo gasto pelos vereadores com esse tipo de projeto. Por sua vez, os vereadores usariam o tempo que gastam com esses tipos de indicações e requerimentos, para exercer as funções para as quais foram eleitos.

Outra vantagem para os edis é que eles poderão poderão monitorar as providências e cobrar resultados, através do sistema de rede, otimizando tempo e economizando recursos públicos.

Podemos fazer reivindicações por telefone, internet, e-mails..., mas precisamos de um sistema exclusivo, que facilite o retorno e o acompanhamento das providências. E não são todos que possuem Internet, telefone ou e-mail. Alguém pode dizer que as pessoas que não sabem usar a Internet não saberiam usar um terminal de computador. É só ver a quantidade de pessoas que se utilizam dos terminais de auto-atendimento bancário, muitos podem não saber usar a Internet, mas sabem usar um terminal. A idéia é maximizar a participação da comunidade e democratizar a administração pública. É muito mais prático que ficar minutos esperando para ser atendido num 0800 do serviço público ou no 156. Inclusive, o uso dos ¨terminais da cidadania¨ aliviará o atendimento nesses números.

Nota: Todos os terminais deverão ter a opção de protocolo impresso na hora, para facilitar o acompanhamento das providências.

Queremos exercer mais a cidadania para melhorar a vida da comunidade.




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