Abaixo-assinado Pelo resgate da Previdencia Social que o Povo Brasileiro merece.

Para: Aposentados e Pensionistas, Confederações, Associações de Aposentados e Trabalhadores do Brasil, Centrais e Sindicatos dos Trabalhadores, Presidência do Brasil, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal

PELO RESGATE DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DIGNA PARA OS TRABALHADORES, APOSENTADOS E PENSIONISTA DO BRASIL

Com base em várias pesquisas e estudos através de documentos oficiais é possível afirmar que, no início da década de 40, as Caixas de Previdências dos Trabalhadores Brasileiros tinham uma das maiores POUPANÇAS deste País. Até então os recursos eram utilizados somente para os pagamentos dos Aposentados e Pensionistas.
Foi neste período que houve um Congresso no Chile sobre a Previdência na América Latina (Ministerial Report 1821-1960, Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, pags. 09 a 11) os nossos “representantes (Políticos)” voltaram com novas idéias sobre a utilização dos recursos do Caixa dos Institutos de Previdência, como sendo, em construções de casas populares, conjuntos habitacionais, custear os gastos com a saúde dos trabalhadores e familiares, participação financeira em investimentos em infra-estrutura pública, como rodovias, prédios públicos, usinas siderúrgicas, hidrelétricas, pontes e tantos outros.
Logo após os “trâmites legais e sua aprovação”, tiveram início às retiradas cada vez maiores dos recursos do Caixa da Previdência, para estes “investimentos”, diga-se de passagem, que desde o início sem a participação, representação e nem o aval dos verdadeiros proprietários daqueles recursos, os Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas Brasileiros, os quais naquele momento, nem tinham conhecimento daquela situação.
Com esta observação não estou aqui desvalorizando os investimentos realizados, apenas, constatando os fatos e questionando os métodos, as formas e “arrumações políticas” que justificaram tais apropriações, que considero indevidas.
Como diz o ditado popular “o que está feito não está por fazer”, entendo que agora o que devemos fazer é analisar os prejuízos desta imensa tragédia e do terrível legado que herdamos. Resta-nos agora, verificar o que ainda é possível se fazer e apurar entre tantos desmandos e irresponsabilidades praticados neste País, contra os recursos dos Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas.
Analisando, por uma perspectiva positiva e de maneira pró ativa, entendo que ainda existe sim, muito a ser feito.
Os Aposentados e Pensionistas, as Confederações e Associações dos Aposentados e Pensionistas e todos os trabalhadores de hoje, que com certeza serão os Aposentados de amanhã precisam se unir e ter coragem para reivindicar os nossos direitos, enquanto donos do capital que foi indevidamente apropriado para os investimentos citados acima.
Entendo que precisamos exigir, através de uma Petição Nacional por reformas na legislação brasileira que garanta a devolução do capital que outrora pertenceu aos Aposentados e Pensionistas do Brasil, e que por direito, sejam aprovadas pelo Congresso Nacional e colocadas em prática, para que os recursos investidos outrora, retornem aos cofres da Previdência dos Trabalhadores, para garantir que os Aposentados e Pensionistas de hoje, deixem de pedir esmolas e vivam com dignidade, colhendo os frutos da contribuição que outros fizeram.
A proposta que faço e peço a aprovação é a seguinte: Votarmos uma Petição por um Projeto de Lei que determine que seja feito o inventário de todos os investimentos citados nos Relatórios Oficiais do Governo Brasileiro acima citados, realizados com os recursos da Previdência dos Trabalhadores, desde a década de 40, no Brasil. Em seguida, de posse deste inventário, que sejam tomadas medidas para que viabilizem o retorno de todo o capital, em forma de percentuais a serem calculados e atualizados, sobre os recursos investidos, para que possam retornar para aos cofres da Previdência. Como exemplo: o percentual sobre todos os valores recebidos dos aluguéis dos prédios públicos em todo o Brasil, que hoje são “alugados” para Parlamentares, Empresas e outros, seriam devolvidos à Previdência, o percentual sobre os pedágios cobrados nas rodovias construídas e a ponte Rio-Niteroi, sobre as tarifas cobradas pela energia elétrica, produzidas em inúmeras usinas hidrelétricas construídas com o dinheiro dos trabalhadores, pelo Brasil afora, o percentual sobre o aço produzido, por exemplo,na Usina Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda/RJ,a qual recebeu um grande investimento de capital dos trabalhadores e tantos outros.
Assim sendo, cairia por terra a idéia de que a Previdência é deficitária e ainda, mostrando de onde seriam tirados os recursos para recompor o Caixa da Previdência e dos salários dos Aposentados e Pensionistas Brasileiros.
Convido a todos os interessados para que assinem a Petição, repassem para o maior número de pessoas, imprensas, mídias e grupos afins, para que pesquisem nesta fonte que indico e em outras mais que vão surgir, para que possamos aprofundar o conhecimento e abrirmos um debate sério com nossas Autoridades, para que sejam apresentadas propostas viáveis, em busca de soluções, para que a médio e longo prazos, eliminemos esta injusta situação dos Aposentados e Pensionistas deste País.
Abraços a todos, pois, estou confiante que existe solução para este e muitos outros problemas que vivemos. Temos o dever de deixar um legado, um pouco melhor para a posteridade
Parabenizo o Pessoal deste site e pretendo contribuir com novas sugestões.

OBS: No site da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, através do endereço: www.crl.edu/brazil, encontram-se disponíveis vasta documentação sobre os Relatórios Ministeriais, onde existe a verdadeira história dos Institutos e Caixas de Previdência do Brasil.