Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Reivindicações dos Moradores do Colinas do Mosteiro, Terras de Itaici e Recanto dos Pássaros

Para: Prefeito Municipal de Indaiatuba/SP, Sr. Reinaldo Nogueira Lopes Cruz

ESCLARECIMENTOS DA DIRETORIA ACMTI

Esclarecemos aos senhores moradores associados e não associados da ACMTI, os procedimentos e as reivindicações que incessantemente tem sido dirigida à Prefeitura de Indaiatuba, e as providencias já prometidas por suas diversas Secretarias:

Primeiramente queremos destacar que já foram realizadas mais de 10 reuniões com o Sr. Selone (Semob), e outras tantas com a Secretaria do Meio Ambiente e demais órgãos de fiscalização da Prefeitura além de denuncia dirigida à Rede Globo sobre a situação calamitosa dos serviços de entrega de correspondências pelos Correios.

RECOLHIMENTO DE LIXO PELA CORPUS

Inicialmente em comunicado lacônico e em cima da hora a Corpus comunicou que não mais iria recolher os sacos de lixo que contivessem grama.

Tal decisão da Corpus de recusar-se a recolher os sacos com grama, foi causada porque alguns caseiros estavam colocando junto com a grama, galhos de árvores, que ao serem triturados pelos caminhões acabam por danificar o equipamento instalado prejudicando toda a comunidade.

Inconformados com esta situação o Presidente da ACMTI marcou uma reunião com a Secretária do Meio Ambiente, responsável pelo gerenciamento deste contrato, relatou o ocorrido e obteve dela a revogação desta posição da empresa Corpus que voltou a recolher os sacos contendo gramas podadas dos jardins, solicitando porém a colaboração dos moradores. Assim solicita-se a todos os proprietários que instruam seus caseiros para o uso adequado e consciente deste serviço de coleta de lixo, não colocando junto com a grama galhos de arvores.


CONSERVAÇÃO DE RUAS DE TERRAS

O clima de nossa região tem se diversificado ao longo dos anos e especialmente neste ano as chuvas intensas, que antes ficavam restritas aos meses de janeiro e fevereiro, tem mostrado seus efeitos desde novembro do ano passado, com temporais ocorrendo até agora no mês de abril.

Tais precipitações pluviométricas danificam várias áreas em nosso loteamento, tornando realmente algumas ruas de terra totalmente intransitáveis, mormente as margens do lago da Pista de Cooper que com seu transbordamento danificou sobremaneira a Alameda Perobas, que está interditada pela Defesa Civil e a Prefeitura.

Muito se especula quanto às providencias que a ACMTI tem tomado a respeito. Embora informações equivocadas tenham circulado dando conta de quem faz a manutenção das ruas é a ACMTI, a afirmativa é totalmente inverídica e não tem nenhum sentido. A concessão das áreas à ACMTI abrange somente a manutenção de áreas verdes e não manutenção de ruas as quais exigem equipamentos específicos (Patrol, Rolo pé de Carneiro) e outros equipamentos disponível somente pela Prefeitura.

No entanto a ACMTI tem a incumbência de fiscalizar as ruas, verificar seu estado e oficiar os órgãos competentes para que tais reparos sejam efetuados, o que tem sido efetuado todos os dias, o que pode ser comprovado não só pelos ofícios encaminhados como pela conta celular do Presidente da ACMTI que mantém pessoalmente contatos com a Prefeitura.

Registramos que inúmeras reuniões foram realizadas com o Sr. Selone (Semob), Ilustríssimo Secretário de Obra do Município, reivindicando e colocando-o a par dos problemas perenes destas ruas, além de outros deslizamentos e principalmente quanto ao assoreamento do lago da Theodoro Barnabé e do lago da pista de Cooper. Estes lagos servem como uma espécie de contenção das águas das chuvas e estão com as suas capacidades reduzidas em pelo menos 1/3 não permitindo um escoamento organizado sem que transbordem.

É claro que a maioria das promessas feitas pela Semob não têm sido cumpridas, ora porque tem uma obra de urgência para ser acabada, ora porque uma estrada vicinal de terra está interditada, ora porque precisa ser inaugurado o parque temático da cidade.

Especificamente com relação à pista semi-interditada, o Presidente da ACMTI já realizou seis (6) reuniões com escopo especifico com o Secretário de Obras para tratar da solução deste problema que é recorrente tendo em vista que o lago já transbordou nos últimos três anos pelo menos quatro vezes todas com conseqüências graves como isolamento de Terras de Itaici e outros acidentes já ocorridos em épocas passadas.

O Sr. Secretário concorda com nossa tese de que o desmoronamento da pista é o resultado de um problema maior, qual seja, começa no assoreamento do lago da Theodoro Barnabé, passa pela transposição da Avenida Salvadora, desembocando finalmente no lago da pista de Cooper que transborda e finalmente afeta o escoamento da Alameda das Andorinhas que está subdimensionado para permitir maior vazão e evitar alagamentos naquela via.

Não podemos também de deixar de registrar que o asfaltamento das ruas em Terras de Itaici, uma área muito grande será impermeabilizada e que as águas pluviais serão em muito aumentadas por falta de absorção da área não impermebealizada e que chegarão muito mais volumosas e com muito maior velocidade ao lago da Teodoro Barnabé, fato que poderá fazer com que qualquer chuva um pouco mais intensa, possa transbordar ambos os lagos, causando prejuízos incalculáveis.

Nestas reuniões foram discutidas soluções para estes problemas, sendo necessária a elaboração de projetos de engenharia, com estudo de vazão, e que venham a contemplar todas estas obras e permitir uma solução definitiva para nosso loteamento.

Lembramos que a tramitação destes processos é normalmente demorada, pois dependem de aprovação ambiental, necessitam de orçamento (que aliás não foi previsto quando do projeto do PCM), licitada a empreiteira que realizará as obras e outros entraves, que evidentemente não combinam com nossas expectativas de urgência e necessidade.

Entendemos que somente uma ação organizada é que poderá fazer com que sejam sensibilizadas as autoridades públicas, com o objetivo de agilizar a concretização de nossos pleitos.

CONCLUSÃO

Enfim nossa pauta contém intervenções importantes, que tem impacto direto na comunidade e se trabalharmos em bloco as obras poderão sair do papel com maior agilidade. Hoje só temos desafios que só podem ser resolvidos de forma integrada.

Abaixo, segue lista de reivindicações já feitas para a Prefeitura:

1. Aumento de vazão de transposição dos lagos nas ruas que os rodeiam com a construção de aduelas em tamanho compatível com a vazão dos lagos;
2. Desassoreamento os lagos da Theodoro Barnabé e Lago da Pista de Cooper;
3. Recapeamento das pistas principais (Alameda dos Jacarandás, Alameda das Perobas e Alameda os Mognos e Alameda das Andorinhas) de acesso do loteamento que pelo grande volume de trafego estão todas danificadas, não suportando mais os serviços paliativos de tapa buracos;
4. Drenagem e encascalhamento das ruas não pavimentadas;
5. Iluminação do trecho entre a rotatória da Alameda dos Mognos até o início da pista de cooper;
6. Poda e remoção de galhos das árvores localizadas nas vias públicas;
7. Estudo e andamento do projeto de rede de esgoto no loteamento;
8. Aumento de ronda da policia civil na região;
9. Estudo e andamento para implantação de água potável no loteamento;

10. Implantação do serviço de zoonoses para combate ao excessivo número de cães e outros animais abandonados na região;
11. Varrição das ruas do loteamento até hoje nunca realizadas

A Diretoria da ACMTI acredita que se um número expressivo de Moradores se unir nesta luta, teríamos mais representatividade e força perante os órgãos competentes.

Com este propósito está sendo elaborado um book com fotos das reivindicações acima relacionadas e que deverá ser capeada com oficio e um competente abaixo assinado dos moradores, a ser entregue ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal, em reunião convocada especialmente para este fim.

A ACMTI é uma ferramenta de trabalho, uma ferramenta precisa ser feita de bom material (o material somos todos nós) para que a mesma possa atingir seu objetivo.

Sendo assim, nos dias ___/___ estaremos colocando na cancela de moradores, junto ao leitor de cartões, uma urna para receber a inscrição com adesão assinada para instruir o abaixo assinado, a ser encaminhado juntamente com o book a ser encaminhado ao Sr. Prefeito.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
171 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar