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Projeto de Lei pela - ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL DESDE A PRÉ-ESCOLA

Para: Ao Poder Legislativo Federal

Projeto de Lei pela implantação da educação emocional no ensino básico.

ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA

Tenho por formação o Direito, a Psicanálise e a Psicopedagogia, sou pesquisador do tema Educação Emocional e defendi tese de doutorado no sentido de demonstrar o papel institucional da escola perante o fim do modelo socrático de ensino, face ao advento das novas tecnologias e à possibilidade da essencialização dos conteúdos.

Ontem, pelo modelo socrático de ensino, os conteúdos eram transmitidos e o aluno os decorava e aplicava de acordo com o que foi preconizado, aí sim uma ação real de control C / control V. Copiar e colar. Observamos que o foco do ensino era voltado à formação técnica o indivíduo a exercer funções profissionais.
Hoje não há mais a necessidade de decorar fórmulas ou teorias pois os dados estão disponíveis em qualquer dispositivo móvel que esteja conectado à rede. As novas tecnologias digitais nos proporcionam a oportunidade de trabalharmos aquilo que é fulcral ao Ser Humano, sua própria tecnologia, sua PSICOBIOTECNOLOGIA.
Oportunidade de desenvolvermos disciplinas versadas na dinâmica dos mecanismos intrapessoais, dessa estratégia natural autônoma que comanda em primeira instância nosso modo de PERCEBER, de PENSAR e de SENTIR o mundo que nos rodeia.

O indivíduo, sabendo gerir seus sentimentos e pensamentos, certamente se torna não só um profissional mais capacitado mas um cidadão melhor nas suas relações familiares, conjugais e sociais.

E ai ?
Qual foi o último curso que você fez sobre esses fenômenos presentes a cada instante de sua vida como o pensamento, as percepções ou as emoções ?

Infelizmente ainda estamos visando mais a formação para as relações interpessoais em detrimento desse conhecimento intrapessoal.

Peço apoio a todos no sentido de implementarmos a Educação Emocional no ensino desde a pré-escola.

SENTIMENTOS MELHORES, PESSOAS MELHORES, MUNDO MELHOR.


assinem e compartilhem


Como um EXEMPLO temos:


No Brasil, podemos citar o Programa Amigos do Zippy.

Mais de 191.000 crianças, de 43 cidades brasileiras, se beneficiam.
Vários municípios adotam o programa para todas as crianças de escolas públicas dessa faixa etária, como Sorocaba, Glicério e Andradina no estado de São Paulo e Luiz Alves, Brusque e Jaraguá do Sul em Santa Catarina.

1. Conceito

O conceito fundamental que está por trás do Amigos do Zippy é muito simples:

Se crianças puderem aprender a lidar com dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na vida adulta.

O programa Amigos do Zippy visa promover a saúde emocional da criança. Nesse contexto, a menção à saúde tem uma abrangência maior do que a mera ausência de doença (física ou emocional); pressupõe um conjunto de recursos internos que as pessoas necessitam para, diante de dificuldades e desafios de suas vidas, poderem preservar sua vida e seu bem estar.

Tal visão encontra respaldo em documentos publicados pela Organização Mundial da Saúde, que abordam a necessidade de expandir as politicas e ações na área da saúde para além do simples tratamento de doenças/problemas já instalados e mesmo para além da prevenção de doenças e problemas específicos. Procura-se, então, levar em conta a hipótese de que talvez a maioria dos problemas de saúde emocional encontrados sejam resultado de eventos difíceis de vida, que excedem a capacidade das pessoas de lidar com as dificuldades que encontram e acessar apoio social.

Desenvolver a capacidade das pessoas para lidar com as diversas situações adversas que a vida pode apresentar é a perspectiva da capacitação emocional na qual o programa Amigos do Zippy se insere. É uma perspectiva que foca o desenvolvimento da pessoa como um todo, antes da instalação de qualquer problema ou doença, antes da necessidade de ações preventivas específicas. Em outras palavras, visa desenvolver fatores de proteção - que protejam a pessoa de forma ampla e a capacitem a ser protagonista de sua própria vida.

O Amigos do Zippy desenvolve a capacidade das crianças de, ao depararem-se com uma situação difícil, estressante, fazer escolhas positivas, favoráveis à preservação da vida e ao bem estar, pessoal e social - em contraponto a escolhas por opções violentas ou autodestrutivas, como uso de álcool e drogas.

O programa Amigos do Zippy possui uma metodologia para educar as crianças a fazerem escolhas saudáveis no decorrer de suas vidas, mesmo ante situações desestabilizantes. Seu objetivo principal é desenvolver recursos internos, também denominados ‘habilidades’ que, em seu conjunto, aumentam a probabilidade de que as crianças enfrentem suas dificuldades de forma mais eficaz e efetiva - de modo a manter sua saúde emocional.


Com o desenvolvimento desse conjunto selecionado de habilidades, constata-se que as crianças conseguem identificar suas emoções e encontrar meios de lidar positivamente com as mesmas, pensar de forma clara e lúcida, e escolher opções de ação de modo consciente, ou seja, de forma que as consequências de suas escolhas não tragam prejuízos ou mais danos e/ou ameaças a si próprias e/ou a outras pessoas.

Cabe ressaltar que o Amigos do Zippy não foca apenas o desenvolvimento individual de capacidades. A metodologia prevê o trabalho em grupo de forma que, ao mesmo tempo em que uma criança está prestando atenção em si mesma (ao que sente, pensa e como age), está também constantemente incentivada a perceber os outros – que também sentem, pensam e agem, dentro de suas respectivas particularidades. O programa desenvolve empatia e promove situações em que as crianças exercitam pedir ajuda e experimentam o prazer de conseguir ajudar. Dessa forma, aprendem a iniciar e manter relacionamentos saudáveis.


2. Começando cedo

O programa foi desenvolvido com foco em crianças pequenas – na faixa de seis a sete anos de idade com qualquer aptidão. Ele as ensina como lidar com as dificuldades do dia-a-dia, a identificar e conversar sobre os seus sentimentos e a explorar maneiras de lidar com eles. Além disso, o programa encoraja as crianças a ajudar outras pessoas com seus problemas.


3. O Que é?

Amigos do Zippy é um programa aplicado em escolas, em sala de aula, pelo professor usual das crianças. A carga horária é de uma aula semanal, de uma hora, ao longo de 24 semanas - normalmente começa em abril e termina em outubro.

O programa compreende uma série de seis histórias intituladas “Amigos do Zippy”. O Zippy é um inseto – um bicho pau - e seus amigos são um grupo de crianças. As histórias os mostram enfrentando problemas que são familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas e o início de uma nova vida. Cada história é ilustrada com uma série de figuras coloridas.

As 24 aulas são divididas em seis módulos:

• O Módulo 1 é sobre Sentimentos. Nele as crianças aprendem a perceber suas emoções, desenvolvem habilidades de enfrentar os sentimentos desagradáveis e empatia para compreender quando outros não estão bem.

• O Módulo 2 é sobre Comunicação. Este módulo ensina as crianças a se comunicarem de maneira eficaz, treinando dizer o que querem dizer, incluindo o como se sentem a respeito, mesmo em situações difíceis. Isso se dá através de dramatização de situações sorteadas, que as crianças apreciam bastante. Depois aprendem a ouvir os outros, o que é pouco usual em crianças dessa idade. Esse módulo também as ensina como pedir ajuda. Crianças caladas geralmente “se abrem” nessas sessões e aprendem a se expressar de modo mais livre.

• O Módulo 3 é sobre Relacionamentos. As crianças aprendem sobre amizade, como fazer e conservar amigos e como lidar com solidão e rejeição. Exercitam pedir desculpas e como fazer as pazes com um amigo depois de uma briga.

• O Módulo 4 é sobre Resolução de conflitos. Elas aprendem técnicas de reconciliação, de relaxamento em situações de estresse, como lidar com bullying e ameaças e como ajudar os amigos quando eles estão com dificuldades. Através de relatos pessoais e dramatização as crianças experimentam o prazer da solidariedade.

• O Módulo 5 denomina-se "Lidando com mudanças e perdas" e trata de como lidar com as mudanças, tanto grandes quanto pequenas. A maior mudança de todas é quando alguém morre. Embora os adultos constantemente achem a morte um assunto muito difícil de se conversar, isso raramente acontece entre as crianças pequenas. Elas recebem muito bem a oportunidade de conversar abertamente a respeito de um tópico que se tornou tabu para muitos adultos. O enfrentamento das perdas na história as ajuda a estarem preparadas para lidar de forma positiva com as que certamente enfrentarão na própria vida.

• O Módulo 6 chama-se "Nós sabemos lidar com as dificuldades" e reforça tudo o que as crianças aprenderam: descobrir meios diferentes de enfrentar situações difíceis, ajudar os outros e de se adaptar a novas situações.

Amigos do Zippy não diz às crianças o que elas devem fazer. Não há afirmações como: “Esta solução é boa e aquela é ruim”. Ao invés disso, o programa encoraja as crianças a explorar muitas alternativas e a pensar por si mesmas. Aos poucos elas aprendem a escolher o que é melhor para si. A definição de "boa solução" no programa é aquela que resolve o problema e/ou faz com que se sintam melhor, não tenha consequências ruins e não prejudique outras pessoas.

As aulas são totalmente estruturadas e todo o material que o professor necessita encontra-se numa pasta. Para flexibilizar para o professor e facilitar a expansão, deliberadamente não são utilizados quaisquer recursos tecnológicos - as aulas podem ser ministradas em qualquer local.


4. O papel dos professores

O papel dos professores no Amigos do Zippy é de importância fundamental.

Os professores selecionados para desenvolverem o programa com as crianças passam por um programa de capacitação descrito no próximo item.

Os professores recebem apoio da equipe da ASEC a partir de quando o mesmo é iniciado na escola. Eles são orientados a discutir cada aula com seus colegas, podendo entrar em contato com coordenadores e monitores sempre que necessário. Durante a execução do programa, há reuniões periódicas com professores de outras escolas, para troca de experiências. Os professores apresentam um relatório sucinto de cada aula apontando o que funcionou bem e o que não deu certo. Sugestões e colaborações são bem aceitas.

Em sala de aula, os professores são encorajados a fazer adaptações especiais para as aulas do “Amigos do Zippy”. Por exemplo: se possível, as crianças devem se sentar em círculo, ao invés de ficarem atrás das carteiras.

Muitos professores relataram que o programa, além de ajudar as crianças, também os ajudou. Essa ajuda foi percebida tanto na vida profissional (descoberta de novas técnicas de trabalho) quanto na vida pessoal.


5. Programa de capacitação dos educadores

Todos os professores que irão aplicar o Amigos do Zippy devem participar do programa de formação, que tem a finalidade de capacitá-los especificamente para o programa, fornecendo-lhes o embasamento conceitual e prático das atividades, além de deixá-los confortáveis no papel que passarão a desempenhar de facilitadores do desenvolvimento emocional de suas crianças. Essa capacitação é composta de Formação Básica e encontros de Formação Continuada.

A Formação Básica tem carga horária de 16 horas, subdivididas em 4 períodos de 4 horas.

Seus tópicos principais são:

• Visão geral do programa
• O conceito de “cope” (lidar com dificuldades)
• Filosofia do programa
• Os “Combinados”
• Aulas práticas
• Como o programa é organizado
• Resultados de avaliação
• Princípios para implementação das atividades
• Envolvendo os Pais
• Aspectos práticos


É ministrada antes do início do programa, com antecedência suficiente para que os professores tenham tempo para realizar atividades que motivem as crianças e para conduzir, opcionalmente, reuniões com os pais.

A Formação Continuada é composta de 4 encontros, de 4 horas cada, distribuídos ao longo do ano.
O primeiro é realizado ao término do primeiro Módulo (1 mês após o início) e sua agenda básica é:

• Avaliação dos resultados da aplicação do Módulo 1
• Preparação – conceitual e prática – para o Módulo 2
• Troca de experiências e dicas entre os participantes

O segundo é realizado ao término do Módulo 2 e sua agenda básica é:

• Avaliação dos resultados da aplicação do Módulo 2
• Preparação – conceitual e prática – para os Módulos 3 e 4
• Troca de experiências e dicas entre os participantes

O terceiro é realizado antes do término do Módulo 4 - normalmente no início do segundo semestre - e sua principal finalidade é capacitar os professores a conduzir o módulo 5 – Lidando com Mudanças e Perdas. Sua agenda básica é:

• Avaliação dos resultados da aplicação dos Módulos 3 e 4
• Porque falar sobre perdas com crianças
• Preparação para os Módulos 5 e 6
• Comentários sobre a experiência do Módulo 5 em aplicações anteriores

Essa sessão é conduzida com antecedência suficiente para que os professores possam organizar reuniões com os pais das crianças participantes.

O quarto é realizado ao término do programa e tem como objetivo básico analisar o impacto do mesmo nas crianças - individualmente e como grupo – e fornecer subsídios para o aperfeiçoamento do Amigos do Zippy. Sua agenda básica é:

• Avaliação dos resultados da aplicação dos Módulo 5 e 6
• Avaliação do impacto do programa no ambiente da classe
• Comentários sobre o impacto nos próprios professores
• Sugestões de melhorias
• Preparação dos professores da série seguinte (do próximo ano)

Além das sessões de Formação, o programa de capacitação prevê visitas de observação em salas de aula, por iniciativa da Coordenação do Programa ou solicitação da escola, com a finalidade de orientar individualmente os educadores. Um esquema de suporte também é disponível, para esclarecer dúvidas específicas quando ocorrerem entre as sessões de Formação Continuada.

6. Avaliação inicial

Internacionalmente, duas avaliações profissionais foram realizadas no Amigos do Zippy, com o objetivo de testar tanto a forma de implantação quanto o desenvolvimento das crianças.

O Professor Brian Mishara da Universidade de Quebec, em Montreal, e a Professora Mette Ystgaard, da Universidade de Oslo, que conduziram ambas as avaliações disseram: “Não temos conhecimento de qualquer outro programa, deste tipo, para crianças, que tenha sido objeto de uma avaliação tão detalhada e criteriosa”. Os avaliadores concluíram seu relatório dizendo: “Os resultados forneceram uma evidência impressionante de que o programa é um sucesso em atingir seus objetivos”.

7. No Brasil

O programa foi inicialmente implementado no Brasil, em caráter piloto, pelo Centro de Valorização da Vida, entidade que atua desde 1962 no apoio emocional gratuito a todas as pessoas que o procuram.

276 crianças, de 8 escolas da Grande São Paulo iniciaram o programa em Março de 2004, tendo sido conduzidas três avaliações qualitativas com os professores - todas muito positivas. Os educadores atestaram o amadurecimento emocional das crianças, além da formação de ambiente mais tranquilo em sala de aula. Em novembro, após o término das aulas do programa, as crianças foram entrevistadas individualmente, como já haviam sido antes do início, para uma avaliação profissional, nos moldes das que foram conduzidas na Europa.

A Dra. Maria Julia Kovács, do Depto. de Psicologia da USP – Universidade de São Paulo, conclui seu relatório de avaliação dizendo: “Poder-se-ia dizer que o programa Amigos do Zippy leva a uma diminuição das respostas agressivas e de não envolvimento e um aumento das respostas de comunicação, de percepção e expressão de sentimentos, de busca de ajuda, de colaboração com os outros, o que indica melhores formas de lidar com problemas, nas formas de enfrentamento às situações difíceis”.

Devido ao êxito do primeiro grupo, o CVV promoveu a fundação da ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, entidade sem fins econômicos dedicada ao desenvolvimento e expansão do programa.

Em 2009, a ASEC contratou uma nova avaliação independente. Desta vez, ampliando o campo de avaliação, as Dras. Thereza Penna Firme e Maria Clara Sodré atuaram com três Questões Avaliativas:

1. Até que ponto está havendo impacto do Programa Amigos do Zippy no desenvolvimento emocional / social das crianças envolvidas no programa?
2. Até que ponto o impacto emocional / social está relacionado a mudanças no desenvolvimento acadêmico das crianças envolvidas no Programa?
3. Até que ponto o Programa teve impacto pessoal / profissional no professor?

Indicadores emergiram de cada uma dessas questões, do conteúdo do programa e de sua prática já em desenvolvimento e foram elementos que permitiram a busca de evidências de impacto nos alunos e nos professores. No processo de coleta de dados, foram fontes de informação os professores, as crianças e seus responsáveis e o procedimento técnico por excelência foi a observação do comportamento das crianças.

Segundo as avaliadoras, "Os resultados mostraram que:

Em relação à 1ª Questão Avaliativa, as crianças participantes do Programa Amigos do Zippy evidenciaram substancial crescimento no desenvolvimento emocional e social, como expressão do impacto do Programa – uma transformação testemunhada por professores e pais ou responsáveis. Isso demonstra que o objetivo do Amigos do Zippy – promover o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais nas crianças – está sendo observado através da atuação e de comportamentos mais maduros dos alunos em relação aos seus sentimentos e aos dos outros. Mais autoconfiantes e com a estima elevada, as crianças são solidárias e afetivas com os colegas, aproveitando melhor o ambiente escolar.

Em relação à 2ª Questão, as crianças participantes do Programa Amigos do Zippy evidenciaram uma relação positiva entre o desenvolvimento emocional/social e o desenvolvimento acadêmico. Dois conjuntos de comportamentos, de um lado o emocional/social e, de outro, o acadêmico, ocorreram e cresceram paralelamente numa direção ascensional, de modo que é plausível inferir que tais conjuntos se influenciam mutuamente.

Ou seja, ao desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do dia a dia, o Programa promoveu o amadurecimento emocional das crianças, permitindo que elas enfrentassem de forma mais segura os desafios acadêmicos e o alcance das atitudes, dos valores e das normas esperados.

Finalmente, em relação à 3ª Questão Avaliativa, identificou-se que o impacto do Programa Amigos do Zippy sobre o professor, no processo de aplicá-lo às crianças, é permanente e sustentável. Observou-se, através dos dados, a percepção dos docentes em relação ao aumento de sua competência profissional para atuar com os alunos, o que traz, por si só, um conjunto de benefícios para o ambiente educativo. A ação docente na interação relacional com as crianças se qualifica na forma de construção e manutenção de ambiente de segurança afetiva e promoção da autonomia dos alunos - condições ideais para o cenário do desenvolvimento acadêmico."

Concluída essa avaliação e analisados processos e instrumentos utilizados, foi estabelecido, em conjunto com a ASEC, novo processo de avaliação contínua. Dessa forma, a partir de 2011, a ASEC passou a aplicar os mesmos procedimentos metodológicos e instrumentos avaliativos desenvolvidos para analisar, interpretar e reportar impactos do Amigos do Zippy em seus participantes.

E, como informado anteriormente, mais de 191.000 crianças, de 43 cidades brasileiras, já foram beneficiadas. Vários municípios adotaram o programa para todas as crianças de escolas públicas dessa faixa etária, como Sorocaba, Glicério e Andradina no estado de São Paulo e Luiz Alves, Brusque e Jaraguá do Sul em Santa Catarina.

8. Contatos

Para mais informações sobre o programa Amigos do Zippy, consulte o site:

www.amigosdozippy.org.br ou utilize o e-mail [email protected].



Paulo Roberto Witzel Machado - Paddock
[email protected]




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