Abaixo-assinado Pelo retorno da disciplina Educação Moral e Cívica

Para: Congresso Nacional

Nós abaixo-assinado solicitamos o retorno da disciplina Educação Moral e Cívica na grade curricular em todo seguimento do ensino, público e particular, começando pela educação infantil, primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental e ensino médio. Pelas seguintes razões:
“A disciplina tinha muitas finalidades, dentre elas o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando o bem comum e, além de tudo estimular a reflexão do pensamento voltado aos valores éticos, morais e políticos” (JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA, em www.paralerepensar.com.br).
Ainda pode-se incluir que a disciplina Educação Moral e Cívica trabalha no que se refere questões relativas à sociedade, o respeito ao próximo mostrando os seus direitos e deveres que cada um deve respeitar, que o direito um termina quando o do outro começa, atitudes estas desconsiderada ou ignorada nos dias de hoje.
E os deveres do cidadão não se resumem só ao respeito a eles próprios e também, ter consciência da importância da educação no caráter na formação de uma pessoa voltados aos valores éticos, morais e profissionais estimulando a reflexão do pensamento na prática do bom convívio social em todos os setores da sociedade.

Portanto, essa disciplina é fundamental no currículo escolar onde se formarão cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, respeitando sua família, seu próximo, a escola, valorizando a cidadania e respeitando a sua nação.