Abaixo-assinado Infra-estrutura para os alunos de pós-graduação do curso de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.

Para: Professora Doutora Lia Hasenclever - Diretora de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Para: Professora Doutora Lia Hasenclever - Diretora de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assunto: Infra-estrutura para os alunos de pós-graduação do curso de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.

Considerando que, de acordo com a PORTARIA Nº 193, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que fixa normas e procedimentos para a apresentação e avaliação de propostas de cursos novos de mestrado e doutorado:

Art. 2º As propostas de cursos de mestrado e doutorado deverão atender aos requisitos gerais definidos pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e aos critérios e parâmetros específicos da área de avaliação a que elas se vinculem.

§1º São requisitos gerais aplicáveis às propostas de cursos novos submetidas à avaliação da Capes:

V - infraestrutura de ensino e pesquisa adequada para o desenvolvimento das atividades previstas, no que se refere a instalações físicas, laboratórios, facilidades experimentais e biblioteca;

VI - infraestrutura e acesso a equipamentos de informática atualizados, à rede mundial de computadores e a fontes de informação multimídia para os docentes e discentes;

Art 3º O comprometimento institucional com a proposta é necessário e obrigatório.

Considerando que esses itens também constam dos critérios de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado acadêmico.

Nós, componentes do corpo discente do PPED, solicitamos por meio dessa o cumprimento das normas da CAPES, com criação e disponibilização de infra-estrutura apropriada para dar suporte às atividades acadêmicas do programa. Acreditamos que o cumprimento de tal norma será fundamental para o aumento de produtividade do corpo discente do PPED, e, consequentemente, para o aumento da nota do programa frente à CAPES, o que beneficiará não apenas o PPED, mas também o próprio Instituto de Economia da UFRJ.