Abaixo-assinado pela eliminação das choppadas dentro do campus Maracanã da UERJ

Para: Magnífico Reitor da UERJ

A missão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ descansa em três tipos de atividades, diferentes e complementares:

1. Ensino
2. Pesquisa
3. Extensão

As chopadas na UERJ são festas com venda de bebida alcoólica, comida e música em alto volume, realizadas ao ar livre na frente da Capela Ecumênica dentro do campus Maracanã da Universidade, que não se encaixam em nenhuma destas atividades. As choppadas são atividades que de forma nenhuma podem vir interferir com as atividades específicas da UERJ. O auge das choppadas acontece num horário fora do expediente das autoridades que autorizam dita atividade, tipicamente a partir das 19h. O pessoal da segurança nada faz, uma vez que a chopada tem a autorização da Prefeitura dos Campi da UERJ, e, nesse horário, tudo o pessoal da Reitoria e da Prefeitura dos Campi encontra-se no conforto dos seus respectivos lares. Mas, e os demais professores e alunos que ainda vêm estudar e trabalhar no horário da noite? A UERJ investe pesadamente em aulas no horário noturno para atender alunos que trabalham durante o dia. Os alunos não tem direito a assistir aulas e realizar provas com conforto, mesmo à noite? e seus professores, não tem direito ao um trabalho em sossego dentro da UERJ no horário noturno? No final das contas, qual é a missão da UERJ?

É no mínimo irresponsável que as choppadas sejam autorizadas sem um rigoroso esquema de monitoramento dos inconvenientes gerados por dita atividade dentro da UERJ. Lembramos mais uma vez que as atividades da UERJ devem estar vinculadas aos pontos 1), 2) e 3) acima. E só. É isso o que os contribuintes que pagam impostos esperam de nossa Universidade. As choppadas, com um volume alto de som e consumo liberado de álcool, não se encaixam em nenhum deles.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, estabelece quais são os níveis de ruído para conforto acústico. Esses níveis de ruído, de no máximo 55 dB, são amplamente ultrapassados nas choppadas da UERJ, realizadas na frente da Capela Ecumênica. Foram realizadas medições que mostraram 90 dB na frente da Capela.

Temos assim, dois problemas intransponíveis em relação às choppadas:

a) impossibilidade de monitorar e limitar com eficiência o nível de ruído sonoro gerado nelas, que interfere seriamente com as atividades que justificam a existência da UERJ, e

b) falta de local apropriado para a realização das choppadas.

Assim, pelos motivos apresentados acima, os assinantes desta petição exigimos às autoridades da UERJ, Reitoria e Prefeitura dos Campi, a eliminação das choppadas dentro do campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.