Moradores do Concelho de Silves exigem acesso à rede pública de água

Para: Câmara Municipal de Silves, Águas do Algarve, Agência Portuguesa do Ambiente, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

[ENGLISH below]

Nos termos do n.º 1 do artigo 11.º do Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas, de acordo com o Princípio 20 dos Pilares Europeus dos Direitos Sociais, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, e a Constituição Portuguesa (especialmente o artigo 9.º: “Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses”), todas as pessoas têm direito a serviços essenciais básicos fáceis de utilizar e a preços acessíveis, incluindo água e saneamento.

Atualmente, os residentes da urbanização da Larga Vista, no Foral (União de Freguesias Algoz e Tunes), dependem da utilização de furos privados e de um furo de uma empresa local, para o seu abastecimento de água. Como é do conhecimento da Câmara Municipal de Silves (CMS), estas duas fontes de água estão atualmente ameaçadas e em risco de colapso. Se estas fontes deixarem de existir, a população da Larga Vista ficará sem qualquer meio prático de acesso à água, o elemento mais essencial para a vida quotidiana. Esta é a realidade de muitos outros residentes da zona circundante.

Em 2018, os moradores da Larga Vista submeteram um requerimento, com um abaixo-assinado, à CMS para acesso a água canalizada e saneamento básico no Foral. Após 5 anos nada foi feito, então a "Associação de Moradores do Aloteamento Quinta da Larga Vista" está a fazer os possíveis para mudar essa realidade.

Assim, nós, abaixo assinados, solicitamos respeitosamente que a CMS, como autoridade responsável, conecte urgentemente as casas da Larga Vista e da zona circundante à sua rede pública de água.

******* ENGLISH *******
Under Article 11(1) of the International Covenant on Economic, Social and Cultural Rights of the Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights, in accordance with Principle 20 of the European Pillars of Social Rights, Sustainable Development Goal 6, and the Portuguese Constitution (especially Article 9: "Promote the well-being and quality of life of the people and real equality among the Portuguese"), everyone has the right to basic essential services that are easy to use and affordable, including water and sanitation.

Currently, residents of the Larga Vista urbanisation in Foral (União de Freguesias Algoz e Tunes) rely on the use of private boreholes and a borehole belonging to a local company, for their water supply. As Silves Municipal Council (CMS) is aware, these two water sources are currently under threat and at risk of collapse. If these sources cease to exist, the population of Larga Vista will be left without any practical means of access to water, the most essential element for daily life. This is the reality for many other residents in the surrounding area.

In 2018, the residents of Larga Vista submitted a request, with a petition, to CMS for access to piped water and basic sanitation in Foral. After five years, nothing has been done, so the Residents Association ("Associação de Moradores do Aloteamento Quinta da Larga Vista") is doing all that is possible to change that.

Therefore, we, the undersigned, respectfully request that CMS, as the responsible authority, urgently connect the houses in Larga Vista and the surrounding area to its public water network.