Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manifesto dos Professores da UFPE contra o rompimento da Ordem Constitucional, contra o impeachment da Presidente Dilma, pelo respeito à legalidade e à democracia

Para: Representantes de Pernambuco no Congresso Nacional e a Sociedade em Geral

Nós, professores universitários abaixo assinados da Universidade Federal de Pernambuco, vimos a público para externar nossa preocupação com os últimos acontecimentos políticos decorrentes da judicialização unilateral da política, que afrontam a democracia, induzem à criação de um estado policial no país e estimulam violentos conflitos entre os cidadãos, promovendo uma escalada de gravidade.
Apoiamos veementemente o combate à corrupção. Mas que este seja realizado sem inclinações ideológicas, e sem ameaças à tranquilidade da ordem política. Preocupa-nos a demonização de um partido político e de suas lideranças que vem sendo fomentada ao arrepio da lei por agentes da lei de quem se espera isenção, serenidade e respeito aos preceitos constitucionais.
Entendemos que o impeachment, instituto reservado para circunstâncias extremas, foi criado para proteger a democracia e não para afrontá-la. Não pode jamais ser utilizado para ameaçá-la ou enfraquecê-la, sob pena de retrocesso político e institucional com graves prejuízos para a sociedade brasileira. O processo de impeachment iniciado na semana passada pelo presidente da Câmara dos Deputados, ao contrário, afronta a democracia por ser conduzido por um indivíduo tornado réu pelo STF por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, indicando que o processo que preside pode ser maculado por ações ou gestos oportunistas confundidos com interesses políticos pessoais e com agendas partidárias de ocasião.
Diante disso, consideramos que os tumultos e a crise vivida hoje pelo país foi forjada por uma aliança perversa e autoritária formada por setores do Poder Judiciário e do Ministério Público, políticos, grupos sociais e econômicos e a mídia dos grandes jornais e televisões que não aceitaram a resposta das urnas em quatro sucessivas eleições presidenciais. A campanha diuturna que juntos promovem pela desestabilização do governo e em prol do impeachment mostra que o que está em jogo agora é o estado de direito, a democracia brasileira, conquistada com tantas lutas em 21 anos de profundo obscurantismo e violências cometidas pelo Estado de exceção, que, entre outros desastres perpetrados, limitaram o progresso da ciência e da criatividade dos brasileiros e a própria soberania nacional.
Juntamo-nos, assim, a outras forças progressistas para resistir neste momento ao retrocesso e para lutar por avanços em direção à liberdade criativa da ciência e à universalização de oportunidades e direitos para os cidadãos brasileiros. Reivindicamos efetiva e rigorosa apuração não seletiva de todas as denúncias de corrupção, repudiamos qualquer prática que atente contra a ordem democrática e o estado de direito e defendemos, incondicionalmente, os princípios republicanos assegurados na Constituição Federal.



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.048 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar