MANIFESTO PELA MANUTENÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – FREGUESIA /BRASILANDIA NO PRÉDIO SITUADO À RUA LEO RIBEIRO DE MORAES, 66 – VILA ARCÁDIA.

Para: Autoridades da Prefeitura de São Paulo e da Educação Municipal; Políticos da região Freguesia/Brasilândia;

Nós, servidores municipais em exercício na Diretoria Regional da Educação Freguesia/Brasilândia e Unidades Educacionais jurisdicionadas a esta DRE vimos, por meio deste, manifestar nossa insatisfação quanto a mudança do endereço da referida Diretoria, conforme veiculado nas redes sociais, para a região próxima ao Cemitério da Cachoeirinha, local atualmente ocupado pela Prefeitura Regional de Freguesia Brasilândia.

Há pouco tempo observamos que vistorias foram realizadas no prédio da DRE FB, com objetivo de fazer medições e reconhecimento dos espaços, reforçando as postagens feitas nas redes sociais que divulgam a possibilidade de transferência das instalações da Prefeitura Regional de Freguesia/ Brasilândia para o atual endereço da DRE FB. Ressaltamos que não fomos informados, tampouco consultados, por nenhum tipo de comunicado.

Acreditamos que qualquer mudança desse porte deveria ser fruto de ampla consulta à comunidade envolvida nesse atendimento, além da análise das condições de infraestrutura, localização e acessibilidade do prédio requerido para tal atendimento.

Destacamos que o espaço físico da DRE FB está organizado e estruturado para o tipo de trabalho prestado às 247 Unidades Educacionais (diretas e indiretas) e 71 Movas, o que representa o atendimento dos diversos setores dessa DRE FB, por meio de formações, reuniões, atribuições de aulas e outras ações, com circulação diária, em média, de 300 pessoas, entre munícipes, servidores das unidades e os servidores em exercício no local.

Isto posto, reafirmamos nossa insatisfação quanto ao modo de condução de todo o processo, sendo contrários à mudança de endereço da DRE FB.
Em síntese, apresentamos as motivações do acima exposto e algumas sugestões que poderiam ser analisadas:

• Não houve análise das condições da mudança do endereço em conjunto com os servidores desta DRE;
• A concentração distrital das escolas permite o fácil acesso ao atual endereço;
• O atual prédio possui salas ambientadas para prestação de serviços, formação dos servidores e atendimento à população;
• A localização estratégica da DRE FB permite acolher, com conforto e segurança, munícipes e servidores da própria DRE e das escolas jurisdicionadas;
• A DRE FB possui 3 auditórios e 1 laboratório de informática educativa nos quais são realizadas formações administrativas e pedagógicas simultâneas;
• Tal mudança, no presente momento, representaria desperdício do dinheiro público e sucateamento da educação, uma vez que já existe toda uma estrutura de móveis, equipamentos, espaços e ambientes para o atendimento de qualidade a todos os usuários desta Diretoria Regional de Educação;
• Há um Processo, sob o Nº 2016.0.226.521/2, que ampara a luta da população local para trazer a Prefeitura Regional para o Prédio situado à Rua da Balsa, ao lado do Prédio da DRE FB, que se encontra desocupado (antigo -E Oficina);
• Lembramos que o 1º andar do prédio ocupado pela DRE FB é ocioso e parte do prédio ao lado será desocupado por DGSS - Secretaria da Gestão (espaços que podem ser ocupados pela Prefeitura Regional);
• A DRE FB ocupa este prédio desde 1993, com histórico de investimento e melhorias para qualificação do atendimento aos usuários diretos e indiretos.

São Paulo, 29 de julho de 2017.