Parque Metropolitano de Goiânia

Para: Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou histórico pronunciamento na abertura do Festival "Power Our Planet", no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel (Paris, França), em 22 de junho de 2023 (assista, acessando o link: https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:07d66893-8875-3fac-8f08-10375674fba7).

Na ocasião, o presidente Lula convidou os cidadãos do mundo para a Conferência das Partes – COP 30 das Nações Unidas para o Controle das Mudanças no Clima, a realizar-se no Brasil, em um estado da Amazônia, em novembro de 2025. Conclamou a todos a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, dos nossos rios, compartilhando com o povo brasileiro a preservação das nossas florestas. O presidente Lula alertou: “a responsabilidade dos países ricos para financiar os países em desenvolvimento que têm reservas florestais — porque não foi o povo africano nem latino-americano que polui o mundo, na verdade, quem poluiu o planeta, nestes últimos 200 anos, foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e por isso têm que pagar a dívida histórica que tem com o planeta Terra”.

O evento da COP 30 no Brasil oferece ao presidente Lula um palco privilegiado de demonstração ao Mundo, da defesa efetiva do meio ambiente da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga, do Pantanal e da Mata Atlântica, por meio das políticas de desenvolvimento sustentável para o cumprimento das metas de controle das mudanças do clima como o desmatamento zero na Amazônia, o combate ao garimpo ilegal, a demarcação das terras, a proteção e valorização dos povos originários, a promoção da transição energética para uma matriz limpa, a economia de baixo carbono.

Dentre as inúmeras ações de políticas públicas que desenvolve, além das citadas acima, destaca-se o Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC que, além de gerar mais de 4 milhões de empregos, tem o foco na economia sustentável propugnando cidades sustentáveis e resilientes.

Nesse sentido, os deputados subscritos, em apoio às políticas inclusivas e sustentáveis promovidas pelo seu terceiro governo à frente dos destinos do Brasil, defendem as propostas do Município de Goiânia das cartas consultas inscritas no Novo PAC Seleções, Periferia Viva e Drenagem Urbana Sustentável, no MinCid, respectivamente, Proposta n° 6226/2023 e Proposta n° 6188/2023. Este projeto está inserido no processo de implantação do Parque Linear Meia Ponte na bacia do maior rio que nasce e deságua no Cerrado.

O Projeto do Parque Linear Meia Ponte visa ao desenvolvimento sustentável de uma área de 14 mil km². A implantação do projeto protegerá 19 das 40 Áreas Prioritárias de Preservação da Biodiversidade do Bioma Cerrado; perpetuará a qualidade e quantidade das áreas de nascentes dos rios que abastecem todos os biomas nacionais e, sobretudo, os aquíferos que são as maiores reservas estratégicas de águas subterrâneas do continente sul-americano.