Revogação dos títulos honoríficos concedidos pela UFRJ a fascistas portugueses

Para: Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni-UFRJ)

Nós, abaixo-assinados, nos marcos da comemoração dos cinquenta anos do 25 de Abril e da Revolução dos Cravos que pôs fim a quase meio século de fascismo e um ainda mais longo império colonial, solicitamos ao Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni-UFRJ) a revogação dos títulos honoríficos concedidos aos alto-representantes do regime fascista, seguindo o bom precedente da revogação dos títulos concedidos à Emílio Garrastazu Médici e Jarbas Passarinho, nomeadamente os títulos de Doutor Honoris Causa concedidos ao ditador António de Oliveira Salazar e ao seu Presidente Francisco Craveiro Lopes, e de Professor Doutor Honoris Causa do ditador Marcello Caetano e do Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, braço religioso do regime.