Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Nome Comentário
vilma g. Um absurdo retirar uma língua tão importante da Rede Municipal do R J.
Marcia P. Eu acho o Espanhol a segunda língua mais falada no mundo.
Fabricio O. Não tem cabimento acabar com o ensino do espanhol já que é possível comprovar que é uma disciplina que a maioria dos alunos gostam e por isso aprendem. Com isso, pensoTirar o ensino de espanhol da grade curricular é um retrocesso na educação.
Fernando M. Mais uma manobra do Estado (município) em impedir a difusão do conhecimento.
Mariza L. É um retrocesso esta atitude da SME !
Marcio F. E os professores de espanhol que já dão aula no município do Rio há tempos, como ficam?
Aurimar A. Querem tirar a oportunidade dos alunos de: conhecerem outras culturas, aprender diferenças, poder comparar a cultura do país materno com outros países.
Angelo F. É uma questão de reconhecer uma identidade latina e compreender tudo o que isso implica.
Andrea A. Sou professora da SMERJ e acho um absurdo a atitude desta secretaria!!
Claycianne C. Um país latino-americano, que recebe milhares de estrangeiros todos os anos - e receberá ainda mais na Copa, necessita ter pessoas capacitadas na língua espanhola! Tão fácil enxergar isso...
Vanessa O. O ensino da rede Municipal já é uma merda. E ainda querem tirar o direito das crianças a aprenderem um pouco mais!!?? Isso é um absurdo, eu faço parte desse abaixo - assinado.
Denise S. É inadimissivel que o Brasil retroceda, o ensino de línguas é FUNDAMENTAL.
BRUNO S. Acho, que com o andar da carruagem, não basta saber apenas a nossa língua natal e o Inglês, o Espanhol, se tornou muito importante e como no Brasil, a renda salária mínima é extremamente mínima, muitas famílias acabam não tendo condições de arcar com as despesas de um curso de idiomas, tornando assim, o curso na grade da rede pública uma obrigação para com a população brasileira.
Maria p. Respeito pelo aluno e pelo profissional concursado, é só o que se pede.
gislana m. Não retire o Espanhol, da grade curricular do municipio do RJ
Jazilda C. Ora, não vamos andar para atrás. Ha´uma lei. E um progresso humano a se construir.
Cristiane R. É um absurdo o Municipio do Rio de Janeiro querer tomar esta decisão, visto que a lingua espanhola é de suma importancia para o Brasil.
Jessica P. Mais um absurdo... e a cada dia que passa nossa educação regredindo...
Elizia B. Atualmente moro na Argentina e aqui o ensino de português nas escolas públicas está sendo cada dia mais disseminado. Será que pensariam algum dia de tirar a língua inglesa? A América do Sul deve disseminar entre si a proliferação do aprendizado de nossas línguas, aqui, português e aí, espanhol.
Luiz L. Sou Professor Titular de Linguística Aplicada (Inglês) da UFRJ e venho solicitar q o idioma espanhol não seja retirado da grade currcicular da rede municipal. Estes são tempos em que a hipersemiotização da vida social é crucial e a aprendizagem de idiomas torna-se crucial para lidar com o contraditório q tal hipersemiotiozação provoca.m tal

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado