Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DO EDITAL PNLD-LITERÁRIO 2018, para MEC - FNDE

Nome Comentário
Nelzir C. Precisamos nos unir e conclamar a população para lutar contra esse retrocesso na educação brasileira.
ROBERTA V. FORA TEMER
Ilma . Literatura é arte e não instrumento de manejo ideológico e político.
Amana R. Sou contra as normas limitantes para aquisição de livros literários para a escola pública do Edital PNLD-LITERÁRIO 2018. Literatura é arte! Arte na escola é, justamente, por um exercício da liberdade. Nenhum manual é necessário e nenhum manual é sequer possível! O Edital em questão, a meu ver, não passa de mais uma tramoia política deste governo golpista.
Ana C. Respeitar sempre as obras de catálogos. Cada livro é invenção única. Fora disso não há criaçãõ editorial. Mas receituário incompatível com a obra literária abrigada em múltiplos desenhos, o livro qualificado pelo autor, designers, editores, e todos os atores da criação editorial. Nenhum equívoco ao reducionismo, seja na forma, seja no conteúdo, é compatível com a inclusão literária. Por que a Biblioteca da Escola pública deve receber o simulacro, não os livros presentes nas estantes das livrarias? Obra literária não é livro didático, é livre expressão da palavra artística, que por si só abriga todos os temas implicitamente.E não tem de ser avaliada pedagogicamente, apenas. Tem de ser avaliada por letrados. Se já prosperam até Faculdade de Letras sem Letras, por que não deformar as obras literárias de catálogo no seu design e com equivocados receituários paraa valiar conteúdos de forma didático-grosseira? Só editores grandões poderão investir nessa deformação, que é fazer o livro duas vezes, uma, em livre invenção editorial, outra em adaptação financeiramente custosa para quem é médio ou pequeno e já investiu no livro que merece ser apesentado tal qual foi concebido para todos.
Léia . Privar o estudante do direito de ler bons livros é um crime.
Editora J. Necessário fazer alterações no Edital PNLD- Literário 2018
Marisa S. Esta alteração fere a liberdade de escolha é literatura não tem fronteiras, literatura é arte!
Marcia P. Meu apoio à petição pública de alteração do edital PNLD Literário 2018.
Maria C. As editoras regionais cada vez tem menos chances de fornecer livros para este programa.
Elisabeth T. ilustradora de literatura infantil
Rafaella . Absurdo
Walter O. Sabotagem
Guilherme R. Por um Brasil literário! Abaixo a truculência e o retrocesso! Guilherme Trielli Ribeiro Professor da Faculdade de Educação (UFMG) Coordenador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) - Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita)
Ana C. Não podemos deixar que um programa tão pertinente retroceda desta maneira!
bianca l. Não podemos deixar esse retrocesso tomar conta da Educação. Educação Infantil sem livros didáticos.
marie b. vergonha das pessoas envolvidas na redaçao deste Edital, sobretudo se forem colegas da área editorial ou acadêmica.
Helena A. Edital que exclui, com suas exigências, as editoras de pequeno porte, também não valoriza a bibliodiversidade.
mirian c. Impossível ignorar todos que fazem parte da luta por levar cultura ao povo brasileiro!
Adelson S. A Educação Infantil, etapa de maior criatividade da vida do ser humano, precisa ser tratada com muita responsabilidade para que sejam construído um processo de aprendizagem sólido para as etapas seguintes. E o material trabalho com esses alunos deve ter conteúdos confiáveis.

Assinaram o abaixo-assinado
538 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado