Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Em defesa da Educação de Surdos no INES, para Ministro da Educação e Presidente da República Federativa do Brasil

Nome Comentário
Maria M. Mãe da surda
josue s. Realmente se tem um movimento para mudar o funcionamento do INES, estamos viendo um retrocesso e voltando ao Congresso de Milão, onde a maioria decidiu pela minoria
Irene S. LUTO EM PROL DA COMUNIDADE SURDA, NÃO AO FECHAMENTO DO INES E NEM DAS ESCOLAS DE SURDOS DO BRASIL!!!
Lucio M. EM defesa da Educação de Surdos no INES
Thaiana C. Nós queremos lutar até morrer... Não deixamos para trás...
Rodrigo F. Queremos um INES bilíngue, pois inclusão é masscarado!
carolina c. Sou ex-aluna neste instituto, minha experiencia desde o adolescente, me desenvolvi bastante... agora sou analista de sistemas, pretendo de fazer o pos graducacao...
CAROLINA F. Sou professora do curso de fonoaudiologia da UFRJ e apoio a manutenção do INES e sua melhoria através de investimentos e consultoria de profissionais, como sugerido no abaixo-assinado.
JOSÉ S. Por Favor, não fecha na escola do INES! Há respeitar o Povo do Surdo como Índio.
ANDREA P. NAO ACEITO FECHAMENTO EDUCACAO ESPECIAL DO BRASIL POIS ESPECIAL VALE MAIS. SE FECHAR INES E ENTAO... PODERÁ FECHAR INSTITUTO BEJAMIN CONSTAN - IBC?
Maria G. O Surdo tem direito de optar que é melhor para ele mesmo.
Luciana S. Não é justo de fechar uma escola que foi a primeira escola surda aqui no Brasil, por favor.
Tiago S. O Ines precisa reformular a proposta pedagógica e discutir qual formação quer oferecer aos surdos. Portanto, é impossivel cogitar o fechamento da escola dessa instituição centenária de educação e produção linguistica da comunidade surda.
Amaury B. Sou filho de surdos e entendo perfeitamente suas necessidades e diferenças. Creio que a Inclusão como política educacional, vai na contramão da realidade linguística do surdo.
caren p. manter escolas para surdos esta muito dificil em função da polítca de inclusão, no entanto, os surdos deveriam de ter o direito e suas familias de escolher a forma de organização de educação que melhor atende suas expectativas
Maria R. Sou familiar de um surdo, acredito que a "inclusão" como está sendo feita nas escolas regulares em salas comuns e até mesmo em algumas salas do AEE não é justa com os surdos, os mesmos acabam sendo prejudicados, muitas vezes nem avançam nos estudos, desistm no meio do caminho devido a tantas barreiras encontradas. O INES é o ponto principal de apoio do surdo no Brasil, são 150 anos, uma história, o referencial. Seria mais digno e justo da parte do Governo, re-estruturá-lo, investir em profissionais e pesquisadores capacitados para fortalecê-lo, não destruir, os surdos estão se sentindo como se estivessem mutilando-os, afinal, ele foi criado "para o surdo". Até quando as pessoas ouvintes ficarão ditando regras e normas sem consultar os surdos? Tem algum surdo junto do MEC discutindo as questões da "inclusão" e "educação" dos surdos? É claro que não, mesmo tendo tantos surdos doutoros e mestres, ainda não conquistaram esse espaço. Como saber o que é e como ser surdo, se não sentem na carne? Como sabem como é "ser surdo"? Não sabem das dificuldades da comunicação, do entendimento. Vão a luta, força, não se deixem vencer, tem o meu total apoio. BRAVO!!!!!!!!!!!!!!
Ivette K. Quem não se dá conta de que o INES deve permanecer em atividade, prova publicamente ignorância no assunto. Como legislar sobre um assunto sem conhecer e OUVIR suas bases?
José J. Não quero fechar da INES, respeito pelos surdos é identidade surda, nós a história, é absurdo pelo MEC, Faltar respeito a história anos 1857.
Adomair O. A educação deve ser para todas(os) surdas(os) e ouvintes!
Lilian Q. É preciso assegurar que os professores surdos possam trabalhar e contribuir para o avanço da educação dos surdos brasileiros. Não à falsa inclusão!

Assinaram o abaixo-assinado
15.873 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado