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A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a Nova Matriz Curricular Imposta pela Seed-Pr , para Professores, alunos e comunidade escolar

Nome Comentário
Ericson L. Necessariamente precisamos de alunos que compreendam mais sobre política, ética, ciência e estética (filosofia), sociedade e cidadania (sociologia).
Ana A. Fui professora do Ensino Fundamental e Médio, sou aposentada da UEL e toda minha vida dedicada à formação de professores educadores. Vivenciei a retirada da Sociologia do Ensino Médio na Ditadura Militar deste país e agora o Paraná após a conquista deste Direito após longa luta dos professores quer reduzir uma disciplina que ensina a pensar o mundo e forma o profissional crítico e cidadão.
Zoraida B. Como é possível, isso só vai privando o ser humano deixar a ignorância. Poque não, então, implantar essas matérias no Ensino Fundamental, ou ainda, começar a passar noções filosóficas nas séries iniciais.
Tony N. Deprimente.
Wagner S. Tenhamos uma consciesncia social e de formação da cidadania
Fernando F. eu sou totalmente contra a redução de aulas de filosofia e sociologia. tai disciplinas formam cidadães críticos com capacidade de racionalizar sobre o meio em que vivem, e criarem expectativas para um futuro melhor. então sou a favor da igualdade do numero de aulas com as disciplinas, pois todas são importantes e deve ser tratadas como tal.
BRUNA C. Não faz sentido algum!!!!!
Aquiles Z. IDEB é índice pra exibir pro exterior. Português e matemática são excepcionalmente importantes (ainda mais nessa era cada vez mais digital e mais analfabeta), mas sociologia e filosofia formam cidadãos críticos, pensadores, ajudam a abrir o s olhos para a sociedade que temos à nosso redor, além de incentivar a leitura e ao pensamento interpretativo. Em vista disso tudo, com toda certeza é absurda a proposta dessa Nova Matriz Curricular, tudo isso para aumentar um número aleatoriamente representativo. EU ASSINEI! COM PRAZER.
LEOCADIO C. LAMENTÁVEL ACHAR QUE QUANTIDADE GERA QUALIDADE...
Odete A. A educação como um todo deve melhorar - infraestrutura; valorização dos educadores; comprometimento das famílias e capacitação dos professores. Todas as disciplinas são essenciais para a formação do aluno e nenhuma disciplina deve sofrer redução de carga horária para atender à uma deficiência histórica e estrutural da educação brasileira.
Wilson V. O conhecimento é construído com os saberes e especificidades existentes de todas as disciplinas. Analisando as diretrizes curriculares desse estado onde “a concepção de conhecimento considera suas dimensões científica, filosófica e artística, enfatizando-se a importância de todas as disciplinas” (PARANÁ, 2008, p. 19). Ao mesmo tempo, a Instrução nº 04/2005, estabelece que “a distribuição do número de aulas para cada disciplina na matriz curricular deverá obedecer o princípio de eqüidade, uma vez que não há fundamento legal ou científico que sustente o privilegio de uma disciplina sobre a outra”. (Instrução nº 04/2005 SEED/SUED/PR). Portanto, estruturar a Matriz Curricular do Ensino Médio por Blocos significa entender que todas as disciplinas têm o mesmo teor de importância, colaborando na construção do conhecimento pelo aluno. Quebrar com a tradição de que uma disciplina precisa de uma carga horária mais elevada que outra por ter mais conteúdo, ser mais importante ou significativa para a vida do aluno, é uma discussão a ser repensada em prol da melhoria do Ensino Médio.
Geraldo H. Excelente inciativa. É preciso resistir ao discurso e prática sem debate púbico que atualmente tomou conta das decisões da SEED.
Hektor a. simplesmente acho ridiculo essa proposta de aumentar aulas de matematica ou lingua portuguesa,isso não ira melhorar ou mudar alguma coisa.

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