Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado PELA GARANTIA DO FORTALECIMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL: EM REPÚDIO A RECENTE POSIÇÃO DA CAPES E CNPQ PELO CANCELAMENTO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO!!!!, para Presidência da República Federativa do Brasil; Ministério da Educação; Ministério de Ciência e Tecnologia; CAPES; CNPq

Nome Comentário
Gustavo L. -
JAYCE M. Esta nova medida da CAPES é arbitrária, discriminatória e antidemocrática. Discriminatória porque vem ferir, inclusive, o principio de igualdade cotinda em nossa constituição federal. pois ao fazer distnção entre um bolsista que pode trabalhar , e um trabalhador que não pode vim a acumulr bolsas, a medida faz uma discriminação inconstitucional, sem parâmetros que justifique a distinção. É uma medida consoante com o pojeto privatista da educação superior no Brasil que vem atrelar a podução do conhecimento para demandas do mercado e não da sociedade como um todo, já que o própriotexto da CAPES deixa claro esse posicionamento. Além disso, a medida permite que estudantes etrangeros possam acumular a bolsa com seus vínculos. Entendo que a situação ds estrangeiros é mais difícil que a nossa por muitos motivos, mas porqe a medida faz essa discriminação entre estudantes brasileitos e estrangeiros? baseado em que parâmetro legais? Temos que continuar nos mobilizando para barrar mais uma medida antidemocrática que tenta se concrtizar no Brasil. Aqui em Pernambuco as movimentações já se iniciaram.
Tatiana S. As normas inicialmente não estavam claras. A Capes deveria baixar novas normas a partir da atribuição de novas bolsas, incluindo número de horas que o bolsista poderá trabalhar.
Alice G. Sou bolsista FAPERJ e, em virtude, dessas regras ridículas, vou fazer trinta anos e nunca trabalhei!
Agleildes Q. Espaços de pactuações sobre o desenvolvimento científico do país precisam ser radicalmente democratizado. Só produziremos um campo científico que o Brasil precisa se garantirmos investimentos suficientes. O país precisa aumente em número e valor tais bolsas, para que as pessoas que se encontram em formação possam optar em ter dedicação exclusiva na produção da ciência.
Andrea L. Juridicamente e eticamente a restrição é agora inadmissível, pois se trata de uma concessão já publicada no passado
DANIELLE O. REPUDIO TOTAL. HUMILHAÇÃO COM OS DISCENTES QUE ESTÃO SE PREPARANDO PARA SEREM AQUELES QUE FOMENTARAM AS PESQUISAS NO PAIS
Bárbara L. Solidarizo-me com os que foram prejudicados, perdendo benefícios que há muito era de direito.
Luis M. Em solidariedade aos colegas estudantes e em repúdio ao golpe dadonos bolsistas!
Rogerio O. O Governo que priva seu povo de saciar a sede de conhecimentos e a busca do progresso científico, em benefício de sua população, não está interessado pelo bem estar do mesmo e muito menos em querer vê-lo tornar-se independente e auto suficiente em conhecimentos cientícos.
Helena A. Na reta final de minha pesquisa de mestrado, onde, efetivamente, eu contava com a bolsa, foi cortada sem sequer ser avisada. A bolsa da CAPES foi cortada sendo eu uma das únicas mestrandas a ter trabalho apresentado no ENANCIB - Enconro Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação em outubro de 2010. Gastos com a pesquisa foram feitos, e me vi de uma hora para outra sem a bolsa. Apesar de trabalhar, meu trabalho ocorreu após 1 ano recebendo a referida bolsa. Com critérios apontados apenas pela Coordenação do Mestrado, sem observarem o disposto no ofício da CAPES onde falava que se referiam à concessão, não à manutenção. Em fevereiro de 2011 entreguei toda documentação solicitada à Coordenação do PPGCI/UFPE para renovação da bolsa. Em abril, sem sequer avisarem cortaram. Só soube quando não entrou a bolsa e liguei para a PROPESQ e para o PPGCI, sendo então informada do corte, alegaram prioridades, prioridades estas apontadas pela Coordenação.
Margarita R. Sem a bolsa da CAPES eu não teria conseguido fazer meu doutorado.
Sonia C. Sempre defendi que o critério para a concessão de bolsas deveria ser o cumprimento de metas acadêmicas (produção, cumprimento dos prazos etc.) - o aluno de pós-graduação, em geral, já se encontra engajado em atividades docentes. Considero a decisão de cortar as bolsas de alunos produtivos um retrocesso. Tendo dito isto, recomendo revisarem o texto antes do envio para as agências: está cheio de erros.
fernanda b. E
MARIA S. PRECISAMOS COM URGENCIA DAS NOSSAS BOLSAS PRA CONTINUIDADA DAS NOSSAS PESQUISAS(COMO ESCREVER UMA TESE SEM SUPORTE FINANCEIRO? (O POUCO SALÁRIO QUE RECEBEMOS MAL DÁ PRA SOBREVIVENCIA).
josé m. Garantir as pesquisas, aos estudantes nas três esferas de governo
Mozart M. O absurdo da irracionalidade da racionalidade moderna que impede a consecução do conhecimento genuíno e de fato!
Evany R. sem
Alex L. Só com educação de qualidade o Brasil será capaz de assegurar um futuro melhor!
ANDREA S. mais um absurdo...

Assinaram o abaixo-assinado
5.527 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado