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A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Aumento do número de bolsas PQ do CNPq para Matemática e Estatística, para Presidente do CNPq

Nome Comentário
Maria C. Professora UFSM
CLÁUDIA C. PROFESSOR ASSOCIADO - UERJ
ROSELI B. profa. temporária Adjunto IV - Departamento de Matemática - CCE- UEM
Adriana N. Discente de pós graduação em Matemática na Universidade Federal do ABC (UFABC)
Matheus B. Graduanco em Bacharelado em Matemática Pura - UFRGS
Fernando B. Trabalho na EEFM Assis Bezerra na função de professor de Matemática
Ruy F. Professor Titular, UFSC
Eduardo H. Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Álvaro R. Aluno de doutorado - UFRGS
JOSE G. O contraste é claro, o importante é que os responsáveis por estas demandas de bolsas analisem estes dados para estabelecer igualdade perante o quadro de pesquisadores de produtividade. Além disso, falar e cobrar crescimento da pesquisa na área de matemática e estatística é fácil, quero ver alguém dar meios para ajudar, o mínimo que seja. O fato é que a concorrência nestas áreas é desigual comparado com outras áreas de pesquisa no Brasil
Paulo Z. A origem da desproporção abusiva que se observa atualmente entre o número de bolsas PQ concedidas pelo CNPq para a área de matemática, quando comparado com os números correspondentes em ciências básicas similares, deveria ser cuidadosamente investigada e suas razões esclarecidas à toda a comunidade científica brasileira. Em particular: quanto da presente situação é de responsabilidade das Comissões de Matemática e Estatística atual e passadas? Foram sociedades como SBM e SBMAC sempre omissas nesta questão? Um começo seria o exame de atas oficiais contendo estas decisões por parte dos supercomitês do CNPq que trataram deste problema.
Daniel G. Prof. Adjunto IV - UFSC
Marcone P. Sou professor da Universidade de São Paulo.
Dayse P. Prof. Adjunto-DEPBG-CEFET/RJ
Rafael P. Professor Adjunto - UFTM
Fabiano P. Prof. na UFES (Vitória-ES)
Caio A. Departamento de Estatística, IMECC, Unicamp
Phillipo G. Aluno de Doutorado da Berlim Mathematical School.
Joana M. Professora Adjunta UFRGS
Lilian I. UNESP

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