Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Pela revisão imediada do projeto de lei 4699/2012, para Câmara dos deputados do Brasil

Nome Comentário
Andréa . há que se regulamentar com justiça esta nobre profissão.
Myriam O. Fundamental a revisão deste projeto de lei que demonstra completa ignorância da autonomia da História da Arte no panorama internacional e no Brasil
Ester C. um absurdo esse projeto de lei. sem cabimento
Elcio L. Concordo plenamente com o Martins. Não é possível manter o texto original. Eu mesmo não poderia escrever sobre HFC sem ser historiador.ABSURDO!
bárbara b. tenho direito de ter meu curso de historia das artes reconhecido como licenciatura e terceiro grau. como curso independente da faculdade de historia. e de lecionar historia das artes em estabelecimentos privados e escolas públicas.
Paula Z. Apoio a justa reivindicação.
Luiz F. Uma lei não pode cristalizar uma área dinâmica cuja grandeza é pode contar com interpretações variadas e especializadas
Pedro R. A pesquisa científica deve estar sujeita à profissionalização, sim, mas mais do que isso à seriedade com se pesquisa e se divulga a ciência.
Gabriel F. Antônio Cândido seria impedido de lecionar História da Literatura caso a lei existisse.
Ricardo G. Hoje aposentado, fui docente do Departamento de História da USP tendo me dedicado, entre outras Áreas, à História das Religiões, matéria que acabou sendo excluída do currículo por ser considerada "irrelevante" e "supérflua", numa decisão tão contestável como o projeto de lei agora em questão.
Thaís F. Profissionais de diferentes bacharelados ou licenciaturas estudam, pesquisam, especializam-se em História de diversos campos do saber.
LUIZ F. A despeito do que afirma o Presidente da ANPUH, a letra e o espírito do projeto têm caráter de "reserva de mercado", além de ser intelectual e epistemologicamente estreito, paroquial e retrógrado em relação à premente necessidade contemporânea de abolição das fronteiras do saber.
Ricardo K. O HCTE - História das Ciências das Técnicas e Epistemologia é o primeiro programa de pós graduação estrito sensu interdisciplinar e inter-unidades da UFRJ e é, totalmente, favorável à revizão imediata do PL em questão.
Guterres Absurdo!
Filipe V. Sinto como se o tempo estivesse regredindo! Os "representantes" da população estão pensando no futuro ou inventaram uma máquina para voltar à escuridão da Idade Média? Inacreditável as barbaridades que somos obrigados a presenciar em pleno século XXI
Luciara R. Sou estudante de História da Arte e entendo esse projeto como um tremendo equivoco por parte da ANPUH
Alessandra O. Um historiador não é apto para exercer funções como crítica de arte e curadoria por exemplo. Um crítico de arte é obrigatoriamente historiador de arte, a restrição dessa área é claramente prejudicial e implicaria em profissionais desempenhando funções para as quais não foram capacitados. É justa a regulamentação do historiadoe, mas o reconhecimento do Historiador da Arte também é.
Ileana C. Acho esse projeto de lei absurdo por defender reserva de mercado numa área que não é tão fácil de limitar. Grande parte dos estudos que mudaram as leituras sobre a historia do Brasil são feitas por intelectuais de outras áreas humanas, não necessariamente historiadores. A pesquisa histórica, a memória não é uma ciência exata, A história estuda tudo o que se refere à memória e ao passado, Não pode ser privilegio de "formados" em cursos universitários. As diversas áreas de saber tem sua própria autonomia. grande parte dos historiadores não tem formação alguma em história da arte, nem interesse nessa área. Essa restrição que o projeto de lei 4699/2012 está promovendo é medieval, obscurantista e denota enorme incompreensão da própria história.
Elisa S. Que não seja prejudicada a autonomia da área de História da Arte
Francisco M. Este PL 4699/2012 é de natureza fascista.

Assinaram o abaixo-assinado
1.081 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado