Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Arquivo Nacional deve permanecer na Casa Civil da Presidência, para Ministro Chefe da Casa Civil Palocci

Nome Comentário
Edezilda S. Faço o curso d eArquivologia aqui na PB, por isto assino este manifesto
Antonietta N. Arquivo para funcionar PRECISA ter poder de decisão!
Patricia T. Chega de Retrocesso na politica .
Eliana B. O Arquivo Nacional tem que fica na Casa Civil, temos que preservar e conservar a memória deste país e levar a sério na gestão pública.
WAGNER L. ACHO UM RETROCESSO O ARQUIVO NACIONAL IR PARA A CASA CIVIL.
Mauritania F. Esta mudança vai prejudicar o acesso dos cidadãos aos documentos e a transparência pública dos atos do Governo e vai atrasar todo o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Nacional nos últimos anos.
Ana L. A memória do país que é guardada pelo Arquivo Nacional é a maior relíquia do nosso país, do presente, que registrará o passado e levará ao futuro o conhecimento da memória do país, daí a importância da guarda junto a Presidência!
Andrea L. 1º ato como Ministro, muito estranho, qual o impacto dessa mudança para AN, será que a política de Arquivo do Governo Lula era tão Ruim assim, para mudar tão repentinamente?
Ismênia M. Os historiadores vêem com grande apreensão tal mudança considerando o papel do Arquivo, não apenas para pesquisa, mas para garantia dos direitos dos cidadãos.
Tânia M. O Arquivo Nacional não pode ser rebaixado na estrutura governamental!
jose r. temos que lutar para que seja feito o melhor para o nosso desenvolvimento e transparencia para a cidadania.
RITA E. É possível perceber o reflexo da mudança de subordinação hierárquica do Arquivo Nacional para a Casa Civil por meio das Resoluções do -RQ publicadas nesse período.
Amanda G. Pelo avanço da Arquivologia, como uma ciência vital às organizações! Pela valorização do profissional Arquivista!
Marcelo S. Mudar prá quê ? Para perder ?
Isabella V. Estamos diante de um grande e grave retrocesso para o Brasil, caso esta medida seja efetivada. Aliás, como uma resolução desse tipo pode ser tomada e aplicada, sem que sejam consultados os profissionais que estão na vanguarda das discussões e ações arquivísticas do país?!
carlos g. concordo plenamente
TERESA M. Pedimos que o ministro atente para a classe arquivistica mantendo a subordinação do Arquivo Nacional ä Casa Civil. Atencisoamente.
Lívia S. Desrespeito ao cidadão e provável retrocesso no que se diz no aspecto de habeas data de cada pessoa neste país.
Alba G. A volta do Arquivo Nacional para o Ministério da Justiça representa um retrocesso inimaginável para a sociedade brasileira e o próprio governo, para os quais a Instituição presta seus serviços.
Paulo R. A medida foi tomada no dia da posse do Ministro, a 2 de janeiro de 2011, e publicada no dia seguinte. Ou seja, de uma forma sorrateira e arbitrária para que não houvesse reação diante da ideia e do fato consumado.

Assinaram o abaixo-assinado
3.678 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado