Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Arquivo Nacional deve permanecer na Casa Civil da Presidência, para Ministro Chefe da Casa Civil Palocci

Nome Comentário
Waneise F. Seria um retrocesso injustificável e lamentável.
Marcelo B. Passar o arquivo nacional para o Ministério da Justiça é limitar o acesso a informação como já ocorre no sistema judiciário.
Ana . O arquivo Nacional enquanto esteve no Ministerio da Justiça não tinha o apoio necessário para as ações de qrande importancia para o desenvolvimento da arquivologia
DANIELA M. CONCORDO COM MEUS CAROS COLEGAS QUE O ARQUIVO NACIONAL PERMANEÇA SUBORDINADO A CASA CIVIL PARA DAR CONTINUIDADE AOS AVANÇOS ATÉ AQUI ALCANÇADOS.
Dainis K. Esta medida revela-se um gravíssimo erro de interpretação a respeito das funções e finalidades de um arquivo público, no caso o do mais importante da República brasileira.
Miguel N. Já vai começar mal...
Eldo B. Retroceder jamais. Sempre avante e por interesse coletivo.
Elisabete B. A Casa Civil / Secretaria de Governo, por ser a articuladora das áreas gestoras do governo deve também ser responsável pela organização, guarda e gestão da documentação pública produzida e acumulada
Naiara B. Essa é uma questão de retrocesso!!!!
Fabrício S. Trabalhei durante um ano e oito meses ma Casa Civil e pude participar de perto dessa evolução e crescimento dos projetos listados neste abaixo-assinado.
Aloisio R. É necessário rever essa equivocada decisão. Parabéns pela iniciativa da Petição.
Célia C. Ressalto a importância fundamental de se manter o Arquivo Nacional na estrutura da Casa Civil. Essa decisão, tomada tardiamente em 2001,significou um enorme avanço em termos de uma política arquivística para o pais. Voltar para o Ministério da Justiça significa retrocesso
Michelle A. Peço que uma solução democrática seja tomada!
Alice S. 0 Arquivo Nacional por sua inigualável importância para o País deve permanecer na Casa Civil da Presidência da república.
Fernanda S. Essa medida demonstra o quão arbitrárias podem ser as pessoas, quando estão no poder.
Luiz A. Não obstante a presença de duvidosos ministros no novo governo, em áreas politicamente sensíveis aos interesses históricos da sociedade brasileira, cresce o ímpeto da luta pela consolidação e aprofundamento da democracia em nosso País. Mais do que nunca, os avanços nesse rumo passam a requerer firmeza e mobilização para barrar as manobras de quem atua objetivamente no campo do conservadorismo, tentando mantê-lo como ícone de uma época de irrecorríveis transformações.
JORGE N. Se houve claros avanços nos últimos anos no que diz respeito à prática arquivística e consequentemente numa maior visibilidade do Arquivista, então não há porque mudar uma realidade que está dando certo não só para a classe profissional, como para as instituições e a população, principalmente quando esta ´´mudança``, chega sem sequer consultar os principais atores envolvidos na questão.
Ismar P. Embora acredito não ser esta a razão deste espaço de comentários, fico com registro: não há espaço para a data de nascimento. Se um dado é solicitado, dever haver possibilidade de inserí-lo.
Renato R. Professor Titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de S. Paulo
Jorge B. Não tem nenhum sentido colocar o Arquivo Nacional no Ministério da Justiça

Assinaram o abaixo-assinado
3.678 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado