Abaixo-assinado pelo veto da presidenta Dilma Rousseff à lei que permite a venda de medicamentos por supermercados, armazéns, empórios e lojas de conveniência

Para: Presidente da República Federativa do Brasil

Este abaixo-assinado foi criado com o objetivo de impedir que entre em vigor a Lei de conversão 7/2012, decorrente da Medida Provisória (MP) 549/2011 que faculta (permite) a comercialização de MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição), em supermercados, armazéns, empórios e lojas de conveniência. Esta lei já foi aprovada pelo Senado e ainda falta a aprovação da presidente Dilma Rousseff.
Tal aprovação é um retrocesso e põe em risco a saúde da população. Pra quem não lembra, há bem pouco tempo atrás, os mesmos medicamentos foram retirados dos locais de fácil acesso nas farmácias, com o objetivo de diminuir a automedicação.
A automedicação pode retardar o diagnóstico de inúmeras doenças ou, ainda, provocar sua piora. Porém, uma das preocupações frente à automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação. A intoxicação por medicamentos ocupa o primeiro lugar dentre as causas de intoxicação registradas em todo o país, à frente dos produtos de limpeza, dos agrotóxicos e dos alimentos estragados. E engana-se quem pensa que este tipo de intoxicação pode ocorrer mais facilmente com medicamentos controlados e de mais difícil acesso (como antidepressivos e ansiolíticos). Os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam. Por exemplo, um consumo superior a 4 gramas de paracetamol no decorrer de um dia – que pode facilmente ocorrer a qualquer pessoa que utilize, por exemplo, diferentes medicamentos que contenham tal princípio ativo, como no caso da maioria dos antigripais – pode provocar uma condição de hepatite aguda fulminante – levando o indivíduo a morte.
Conto com o apoio de todos, é bem rápido e fácil, basta só clicar no link.
Colegas farmacêuticos, me ajudem a divulgá-lo!
Obrigada

2.799 Pessoas