Reconstrução do dique (Rio Paraíba do Sul) da Muritiba na região de Gargaú em São Francisco de Itabapoana - RJ

Para: ALERJ; INEA; SEIC

O verão está chegando e, com ele, as grandes chuvas que todo ano causam inundações com prejuízo financeiro, material e psicológico aos moradores da região de Gargaú (Muritiba) localizado no município de São Francisco de Itabapoana na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro.
Gostaríamos que a ALERJ, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Infraestrutura e Cidades (SEIC), iniciassem a reconstrução do dique da Muritiba que foi destruído por uma das cheias do Rio Paraíba do Sul e que acontece anualmente na época de verão, estação das chuvas fortes que trazem inundações em toda região trazendo prejuízos de todas as ordens para moradores, proprietários de terras, turistas, empresários, etc.
A obra de reconstrução do dique é de extrema necessidade, visto que a ponte que está prestes a ser inaugurada na região tem uma das suas extremidades nas terras da Muritiba em Gargaú – SFI e que se inundam com as cheias do Rio Paraíba o que impossibilitará o trânsito de veículos entre os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra e poderá deixar a ponte interditada. Essa obra de infraestrutura do dique será de grande importância para região e evitará os alagamentos que acabam tornando inviável qualquer atividade de pecuária, agricultura, projetos de energia limpa, etc. trazendo diversos prejuízos para todos.
O local é de grande importância para empresas que tem interesse em realizar grandes projetos de energias renováveis e também é um elo que liga o futuro Porto Central no sul do Estado do Espírito Santo ao Porto do Açu em São João da Barra- RJ. Trata-se de uma região estratégica, e que em um futuro próximo será um polo de energia renovável, com geração de milhares de empregos e consequentemente trará desenvolvimento para o município e para o estado do Rio de Janeiro, além de que essa importante obra (dique) promoverá qualidade de vida e bem-estar para população do local que vem sofrendo há vários anos com as inundações.

Agradecemos antecipadamente a todos os órgãos competentes e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Muito obrigado!