Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Direito a Reabilitação Integral da Fissura Labiopalatina e Outras Deformidades Craniofaciais no Sistema de Saúde Público de Fortaleza e Ceará

Para: À Câmara de Vereadores da Cidade de Fortaleza, Assembleia Legislativa, Prefeito José Sarto e Governador Elmano Freitas.

Prezados representantes, por meio deste documento, solicitamos a inclusão das Cids Q35 (Fenda Palatina), Q36 (Fenda Labial) e Q37 (Fenda Labial, com fenda palatina) nas Políticas Públicas do Sistema de Saúde da Cidade de Fortaleza e dos Municípios do Ceará, coordenadas pela Sesa e SMS.

Fundamentamos essa solicitação devido ao elevado número de crianças e adultos que necessitam de tratamento médico de longo prazo, envolvendo diversos especialistas. Atualmente, o único centro credenciado pelo SUS, o Hospital Infantil Albert Sabin, não consegue atender completamente todas as etapas do tratamento para indivíduos com fissura labiopalatina.

A demanda por cirurgias desses pacientes aumenta diariamente, e muitos que conseguem a cirurgia não têm acesso ao tratamento pós-cirúrgico, incluindo acompanhamento com fonoaudiólogos e outros especialistas para reabilitação integral. A ausência da terceira etapa cirúrgica, o Enxerto Ósseo Alveolar, é preocupante, deixando pacientes sem opções após atingirem a idade de 18 anos.

A cada mês, nascem mais de 20 pacientes com fissura no Ceará, um número alarmante quando não há uma linha de cuidado eficiente e políticas públicas adequadas para os residentes de Fortaleza e do Ceará. Estima-se que mais de 15 mil pessoas no Ceará tenham nascido com fissura, mas pouquíssimas conseguem concluir o tratamento.

Historicamente, o Ceará dependeu da caridade de ONGs internacionais para mutirões, evidenciando a falta de reconhecimento pelo Estado desses indivíduos com deformidades craniofaciais como cidadãos que precisam ser integralmente cuidados, com responsabilidade pelo SUS.

Embasa-se na legislação vigente, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Artigo 4), que assegura o direito à saúde, independente de motivos financeiros, e na Lei Brasileira de Inclusão, que propugna igualdade de oportunidades para crianças com impedimentos físicos.

Além disso, o Artigo 196 da Constituição Federal reforça a responsabilidade do Estado em garantir o acesso universal e igualitário à saúde.

Observações:


Não podemos descansar diante da violação dos direitos desses seres humanos, a invisibilidade do Poder Público a esses pacientes, tem destruído infância , adolescência e deixado a vida adulta deprimida na vida desses pacientes. O Estado e os municípios do Ceará precisa parar de sequelas essas vidas.




Qual a sua opinião?

Direito a Reabilitação Integral da Fissura Labiopalatina e Outras Deformidades Craniofaciais no Sistema de Saúde Público de Fortaleza e Ceará, para À Câmara de Vereadores da Cidade de Fortaleza, Assembleia Legislativa, Prefeito José Sarto e Governador Elmano Freitas. foi criado por: Famílias e pacientes com Fissura Labiopalatina Fortaleza e Ceará .
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
208 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar