Para: SEMAD - GO, MPGO, Prefeituras de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, São João d'Aliança e Nova Roma

O CONAPA é o Conselho da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto com uma área de 872.000 hectares, abrange os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, São João d'Aliança e Nova Roma, tem por finalidade integrar estes municípios com os órgãos da administração pública estatual, em especial a SEMAD- GO (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) que é responsável pela sua presidência, cabendo a ela a sua reestruturação para que possa se manifestar no intuito de impedir ou evitar atividades causadoras de degradação ambiental, além de emitir pareceres propondo ações para gestão ambiental nesta Área de Proteção Ambiental.
A quase dois anos a presidência do CONAPA não convoca reuniões, sendo que há necessidade URGENTE de recomposição do quadro de seus representantes para retomada dos trabalhos paralisados, o que inclui a revisão do Plano de Manejo, previsto para 5 anos após a sua aprovação, além de outros tantos assuntos que se fazem necessários a avaliação do Conselho da APA de Pouso Alto.
Dentre as ações importantes que necessitam ser tratadas no âmbito do CONAPA, destacamos:
- Retomada imediata dos trabalhos do CONAPA;
- Recomposição urgente do quadro de Conselheiros do CONAPA;
- Manifestação sobre o processo em curso de revisão do Plano de Diretor de Alto Paraíso;
- Definição de cronograma de reuniões e Plano de Ação para o ano 2024;
- Revisão do Plano de Manejo.
- Manifestação sobre os pedidos de autorização de Pesquisa de Exploração Mineral na APA de Pouso Alto.

Se você é a favor da reativação imediata do CONAPA, nos ajude e assine essa petição para que possamos pressionar o Ministério Público, a SEMAD- GO, Governo do estado de Goiás e Municípios envolvidos para a imediata recomposição do CONAPA.

REATIVAÇÃO IMEDIATA DO CONAPA - Conselho da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, para SEMAD - GO, MPGO, Prefeituras de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, São João d'Aliança e Nova Roma foi criado por: Moradores da Chapada dos Veadeiros, municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, São João d'Aliança e Nova Roma.