Preservação da Paisagem Natural e Cultural de Hamburgo Velho

Para: Comissão do Patrimônio Cultural e Natural de Novo Hamburgo SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMDU – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano SECULT – Secretaria Municipal de Cultura Sr. Prefeito Municipal – Luís Lauermann Superintendência Regional do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Defesa Comunitária – Promotoria do Ministério Público Estadual em Novo Hamburgo

Os abaixo-assinados trazem a sua preocupação com a manutenção da paisagem cultural e natural do centro histórico de Hamburgo Velho, em específico, a necessidade de preservação das espécies vegetais do terreno situado na avenida Maurício Cardoso, entre o edifício Bremmer e o Supermercado Nacional.
Considerando:
- A importância da manutenção da cobertura vegetal já existente no centro histórico, como parte integrante da paisagem urbana, alvo de processo de tombamento a nível federal;
- Que a seringueira, bem como o jerivá, a paineira, o ipê-roxo e um renque de ligustros da calçada, compõe uma moldura verde que formam uma alameda muito peculiar, sendo partes importantes e já consolidadas da paisagem urbana no imaginário coletivo do bairro. Também contribuem para elevar a biodiversidade no local;
- Que a seringueira adulta, situada no terreno em questão, impõe como um dos marcos naturais do bairro, sendo ponto de referência em uma das entradas do centro histórico. Sua copa ameniza, inclusive, o impacto visual da edificação ao lado;
- Que a vegetação deste lote, no seu conjunto, constitui numa linha verde que extende-se até a praça Leão XXIII, próxima a Igreja Católica e Escola Municipal São Jacó;
- Que a massa verde em questão serve de apoio à fauna local, particularmente aves, mas também pequenos mamíferos e insetos, sendo parte importante do conjunto de espaços verdes do entorno, públicos como o Parque Henrique Roessler (parcão) e as praças, e privados, como a área verde adjacente ao Hotel Swan Tower, entre outros;
- Que a vegetação presente neste lote é importante elemento de amenização do microclima local, com sua sombra e umidade. Também impacta positivamente na qualidade do ar e redução dos ruídos urbanos;
- Que todas estas árvores estão em estado bom de saúde e, em sua maioria, com idade superior a 50 anos;
- Que pelos motivos acima elencados, acreditamos que estas árvores merecem ser preservadas como parte fundamental do patrimônio natural e cultural da cidade.
Para tanto,
SOLICITAMOS:
- Que no processo de aprovação do projeto de novo empreendimento para esta área, seja determinada a preservação integral do patrimônio natural existente no lote acima elencado.
- Que o projeto proposto para a área se adéqüe de forma harmônica e sustentável tanto a estas pré-existências vegetais quanto ao conjunto histórico existente no bairro;
- Que seja solicitado ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o estabelecimento das diretrizes urbanas adequadas ao novo empreendimento em questão, tendo em vista o estado adiantado do processo de tombamento nacional por este órgão;
- Que todo este processo seja acompanhado pela Comissão de Patrimônio Cultural e Natural e pela Defesa Comunitária – Promotoria do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, garantindo a idoneidade e legitimidade de todo o processo.

Os signatários.

Preservação da Paisagem Natural e Cultural de Hamburgo Velho, para Comissão do Patrimônio Cultural e Natural de Novo Hamburgo SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMDU – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano SECULT – Secretaria Municipal de Cultura Sr. Prefeito Municipal – Luís Lauermann Superintendência Regional do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Defesa Comunitária – Promotoria do Ministério Público Estadual em Novo Hamburgo foi criado por: Coletivo Consciência Coletiva - Defender - Roessler.