Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

O apoio ao inventário do bairro Petrópolis deve continuar!

Para: todos os porto-alegrenses, em especial moradores do bairro Petrópolis

Esclarecemos que, após a recente anulação do inventário publicado em fevereiro, um novo inventário deverá ser feito pela prefeitura, em atendimento à legislação. Portanto, assinar esta petição permanece válido até que o patrimônio histórico cultural do bairro esteja de fato protegido por este instrumento. O Petrópolis ainda precisa da sua assinatura!
Data da postagem: 17/05/2014

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós, atráves deste abaixo-assinado, queremos manifestar o nosso apoio ao inventário do bairro Petrópolis, publicado primeiramente no dopa do dia 18/02/2014, pois acreditamos que, no momento, este instrumento é o mais adequado para preservação do seu patrimônio histórico cultural remanescente, bem como manutenção da qualidade de vida dos seus moradores.
Durante aproximadamente 2 anos, entre 2012 e 2014, arquitetos e urbanistas especialistas em conservação e restauração de Monumentos e Sítios Históricos contratados pela Equipe de Patrimônio Histórico Cultural - EPAHC realizaram um extenso trabalho de coleta e análise de dados sobre os imóveis mais significativos do bairro. Deste estudo, foram classificados inicialmente mais de 700 imóveis. Após seminários internos, a EPAHC reavaliou toda a lista, resultando no registro dos pouco mais de 300 imóveis, considerando os critérios de valor arquitetônico (morfológico), valor cultural (histórico), valor paisagístico, especialmente imóveis de esquina e edificações formando conjunto.
Salientamos que os imóveis inventariados não estão tombados; estão protegidos contra intervenções expressivas na sua estrutura. No entanto, isso não os impede de serem negociados, reformados e utilizados com outros fins além do residencial.
Esta medida de proteção vem conferir valorização ao bairro ao manter os prédios remanescentes dos anos 40, 50 e 60 convivendo harmonicamente com o comércio e edifícios contemporâneas, agregando-lhes ainda valor e singularidade.
Apoiamos a permanência do inventário de Petrópolis, uma política de valorização da paisagem urbana do bairro e maiores benefícios para os proprietários dos bens inventariados. A qualidade de vida de todos os moradores depende desta nossa iniciativa.

Se quiser entre em contato pelo email:
protejapetropolis@gmail.com
  1. Actualização #1 Audiência pública sobre o inventário de Petrópolis

    Criado em quinta-feira, 4 de setembro de 2014

    Caros vizinhos, Na quarta-feira da semana que vem, dia 10/09, às 19h, no Grêmio Náutico União (Av. João Obino, 300), será realizada uma audiência pública a respeito do inventário do bairro. A prefeitura informa que apresentará o inventário, trará esclarecimentos e ouvirá opiniões a cerca do tema. Toda comunidade porto-alegrense está convidada, mas é importante a presença daqueles para os quais o inventário é especialmente relevante, seus apoiadores e moradores do bairro. Nós, do Proteja Petrópolis, estaremos presentes e nos manifestaremos de forma discreta mas efetiva, evitando confronto e agressões, que só desqualificam o debate. Será mais uma importante etapa na busca pela preservação do nosso patrimônio histórico-cultural remanescente. E se estivermos em maior número, melhor, pois demostra que não somos poucos e que queremos participar das decisões. Pela manutenção da qualidade de vida e proteção da ambiência e identidade do nosso bairro, compareçam!




Qual a sua opinião?

O apoio ao inventário do bairro Petrópolis deve continuar!, para todos os porto-alegrenses, em especial moradores do bairro Petrópolis foi criado por: Movimento Proteja Petrópolis.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.623 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar