Bom Senso de Verdade no Futebol Brasileiro. Distribuição justa das cotas de TV.

Para: Ministério Público, Congresso Nacional ,CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e o Gabinete da Presidência da República

A Injusta Distribuição das Cotas de TV está destruindo os Clubes e o Futebol Brasileiro. O Nosso Futebol não pode ficar restrito a 5 ou 6 clubes em apenas 2 Estados do nosso imenso País. A Solução para o ressurgimento do Futebol Brasileiro passa pela distribuição justa das Cotas de TV permitindo que qualquer Clube, de qualquer estado do Brasil, possa competir de forma justa.

A Injusta Distribuição das Cotas de TV, a decadência do Futebol Brasileiro e porque o Bom Senso FC não é a solução para o nosso Futebol.

Por que as Cotas de TV são injustas?

Entendo que a competitividade é a essência de qualquer atividade esportiva. A criação do Clube dos 13 destruiu a competitividade do Futebol Brasileiro. Com a criação do Clube dos 13 (C13) a cota de TV passou a ser distribuída injustamente e passamos a ter um pequeno grupo de clubes favorecidos em detrimento de dezenas de outros clubes (tirando a representatividade de vários Estados e regiões do País). E a maior injustiça desta distribuição de Cotas é que os clubes do C13 continuam recebendo os mesmos valores mesmo que sejam rebaixados de divisão.

Esta distorção chega ao absurdo de destinar Cota de TV da série A para um clube do C13 jogar a Série B acabando com a competitividade do nosso futebol. A Série B é o campeonato mais INJUSTO do Mundo inteiro. A diferença da Maior Cota (Vasco) para a menor cota é de 23 vezes. Na Série B deste ano 19 clubes receberão R$ 3 milhões cada. O Vasco receberá R$ 70 milhões. Se somar a receita dos 19 clubes, ainda assim não chegaremos na Cota do Vasco.

Já na série A o Flamengo receberá R$ 120 milhões contra R$ 20 milhões do Chapecoense (6 vezes maior). Se hipoteticamente ambos os clubes forem rebaixados este ano, em 2015 o Flamengo receberia os mesmos R$ 120 milhões para jogar a Série B enquanto o Chapecoense receberia R$ 3 milhões (diferença de 40x).

Analisando o acesso e o rebaixamento de clubes do C13 e de clubes de Fora do C13 (FC13) a injustiça fica comprovada.
Um clube do C13 quando é rebaixado volta pra Série A em 100% dos casos. É o que podemos chamar de Dopping Financeiro. Já um clube de Fora do C13 quando consegue subir pra Série A, ele será rebaixado com 100% de certeza em até 3 anos. E o pior vem após o rebaixamento: 72% nunca mais voltarão para a Séria A e 50% deles serão rebaixados pra Série C.

Mesmo entre os privilegiados clubes do C13 a distorção está ficando insustentável e só um torcedor míope não consegue ver o futuro tenebroso que o espera. O C13 é dividido em blocos. Em 2009 a distância entre o maior Bloco (Corinthians/Flamengo) para os demais era de 95%, porém nos próximos anos esta diferença irá para 485%.
Então um clube do C13 que antes poderia almejar algum destaque no âmbito nacional vai ficar relegado a ter apenas um pequeno impacto regional (Casos do Goiás, Sport, Vitória, Bahia, Coritiba e Atlético-PR). Mesmo os integrantes do Bloco intermediário (Inter, Grêmio e Cruzeiro) estão vendo suas cotas ficarem cada vez mais distante do Bloco 1. A diferença irá passar de 55% para 285%!
Os clubes participantes do C13 em sua maioria são contra qualquer tipo de mudança pois tem medo de perder o que já conquistaram, porém, se a situação continuar tomando o rumo atual, teremos um campeonato similar ao Campeonato Espanhol onde tudo será disputado entre Real Madrid (Corinthians) e Barcelona (Flamengo).

A distribuição justa da cota de TV é uma demanda da grande maioria da torcida Brasileira pois na situação atual da Série A, se a cota fosse dividida por Igual, 14 clubes passariam a receber mais do que recebem atualmente e apenas 5 clubes teriam uma diminuição da sua receita.

Por que a Injusta distribuição das Cotas de TV impede o desenvolvimento do Futebol de Base no Brasil?

Como pode haver desenvolvimento de Futebol de Base onde temos 2 realidades completamente distintas:

1) Clubes fora do C13 não consegue desenvolver jogadores de Base pois não tem recursos para isto. Com os poucos recursos que recebem a preocupação principal é sobreviver. Outro fator que desestimula a revelação de talentos é que as poucas revelações que surgem são rapidamente adquiridas pelos clubes participantes do C13.

2) Clubes integrantes do C13 ganham o dinheiro da TV sem esforço (e sem nenhum critério de Meritocracia). Eles sempre têm dinheiro para fazer contratações. Portanto eles não precisam se preocupar em desenvolver o futebol de Base, já que é mais fácil para eles simplesmente comprar os jogadores que surgem ao acaso do nosso futebol.

Por que o Bom Senso FC não pode ser o Interlocutor da mudança do Futebol Brasileiro?

No último ano surgiu um movimento chamado Bom Senso FC com o nobre objetivo de discutir o futebol Brasileiro. As demandas do Bom Senso FC visam apenas redução do número de jogos e o Fair Play Financeiro (os clubes não poderão gastar mais do que arrecadam). Porém eles não tocam no real problema do futebol Brasileiro que é a distribuição Injusta das Cotas de TV, e o que é pior: não dedicaram no seu manifesto inicial uma única proposta ao personagem principal do nosso futebol: O TORCEDOR. As primeiras demandas do Bom Senso FC foram: calendário, férias, pré-temporada, fair play financeiro e a participação dos atletas em conselhos técnicos das entidades que comandam o futebol. Ou seja, ignoraram completamente o Torcedor Brasileiro.
Após uma repercussão negativa, eles jogaram algumas palavras ao vento no seu site, mas não se dedicaram a entender o que afasta o torcedor dos Estádios.

Os integrantes do Bom Senso FC não podem ser os interlocutores de uma renovação do nosso futebol já que eles são parte interessada em manter a situação Atual. Como os Jogadores do Flamengo, Corinthians, São Paulo, e outros clubes irão de encontro a questão das Cotas de TV se isto pode representar perda de receita para os seus empregadores e uma redução nos seus salários?

O Bom Senso FC até reconhece a necessidade de fortalecer as outras divisões do futebol brasileiro mas não diz como isto pode acontecer na prática. Do jeito que a coisa está colocada, parece apenas um movimento corporativista visando os interesses de uma minúscula parcela de uma categoria (jogadores dos times participantes do Clube dos 13). Em resumo parece um movimento apenas interessado em Jogar Menos (o que faz sentido) e receber em dia (o que é justo).
E isto amigos, é muito pouco perto do que o Futebol Brasileiro realmente precisa.

O Brasil precisa de Bom Senso, mas precisa de BOM SENSO DE VERDADE.
Se você concorda, por favor, assine e compartilhe!

*Analisamos os dados de Acesso e rebaixamento a partir de 2003 (data da criação do sistema de pontos corridos).
*Embora o Clube dos 13 não negocie mais os direitos de transmissão, e alguns clubes tenham se desfiliado, na pratica tudo continua como está para os clubes originalmente participantes (com exceção da Portuguesa e do Guarani).

Bom Senso de Verdade no Futebol Brasileiro. Distribuição justa das cotas de TV., para Ministério Público, Congresso Nacional ,CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e o Gabinete da Presidência da República foi criado por: Bom Senso de Verdade.