Melhorias no LG G3

Para: LG

Caros amigos da LG Brasil,

Venho por meio dessa carta me pronunciar em nome de todos aqueles que compraram seu novo flagship, G3.
Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo empenho e todo trabalho feito no desenvolvimento do conceito do dispositivo. É um dos aparelhos mais bonitos do mercado e possui excelentes sacadas que há algum tempo esperava em um celular. A câmera e a tela são um show à parte.

Infelizmente não é objetivo desta carta elogiar o aparelho e tudo aquilo que o compõe. Não sei se vocês possuem alguma forma de receber o feedback dos clientes acerca dos produtos que vocês desenvolvem e dos serviços agregados a esses produtos, mas gosto de pensar que sim. De qualquer forma, é exatamente este o objetivo desta carta, relatar minha experiência de uso do aparelho em busca de uma melhoria do desempenho do mesmo. Então vamos lá.

Desde que comprei o G3 percebi um nítido problema de lag em sua interface. Na versão 10a o lag era tanto que atrapalhava a utilização diária do aparelho. A transição de uma tela para a outra era bem lenta, a transição de um aplicativo para a tela inicial era terrivelmente lenta, a rolagem dos aplicativos no app drawer era muito “engasgada”, para não usar a palavra lenta novamente. Foram lançadas duas atualizações para o mercado brasileiro que atenuaram um pouco isso, mas ainda assim é um incômodo tremendo. Percebo que a transição entre telas já é mais fluida, mas o lag na transição entre os aplicativos e no app drawer, apesar de menor, ainda permanece. Aproveitando o ponto das atualizações, não consigo entender como um aparelho top de linha da LG se mantém sem ser atualizado por tanto tempo. Isso se potencializa, quando vemos que enquanto no Brasil estamos na versão 10c, já existem países na versão 10k. Usuários com um pouco mais de conhecimento fizeram a atualização manualmente para a versão 10i do Reino Unido, muito mais interessante do ponto de vista de performance do que a lançada no mercado brasileiro (apesar de ainda não estar 100%). Sendo que já foram implementadas melhorias em firmwares mais recentes, por que não disponibilizá-las para o nosso aparelho?

Outro ponto de incômodo que se tem relatado bastante nas comunidades de discussão sobre o G3 é a baixa autonomia da bateria. Para se conseguir a duração que vocês anunciaram eu devo abrir mão de grande parte das funcionalidades do aparelho, como por exemplo: sincronização automática, luminosidade da tela, bluetooth, 4G, entre outros. Percebam como é frustrante e contraditório comprar um aparelho que possui a melhor tela do mercado, sendo que para obter um desempenho aceitável de sua bateria é necessário abrir mão da luminosidade da mesma. Pois é bem isso que vem acontecendo.
Alguns usuários vêm experimentando uma rachadura na parte superior e/ou inferior do dispositivo sem relatar nenhum tipo de queda ou algo parecido. Isso não vem acontecendo apenas no Brasil e imagino que já seja de conhecimento de vocês e por isso apenas citei.
Existem outros pontos um pouco menos importantes que devem ser levantados, como algumas quedas de sinal sem motivo aparente e por aí vai, mas por hora é só.

Tendo dito tudo isso, gostaria de pedir que tenham um pouco mais de respeito com seus clientes brasileiros, uma vez que o preço que pagamos aqui é muito superior ao pago em países em que os clientes recebem mais atenção do que nós, e nem por isso deixamos de comprar seus produtos. É importante salientar que o Brasil é um país de proporções continentais e o potencial de mercado aqui é muito superior a países para os quais vocês dão, também, mais atenção. Mas isso vocês já sabem.

Espero obter uma resposta não muito demorada de vocês com uma solução para os problemas citados acima, demonstrando, assim um apreço pelos seus consumidores brasileiros.
Forte abraço,

Renan Galito