Concurso público já no Banrisul!!!

Para: Sociedade gaúcha

Carta aberta em defesa do Banrisul,
por concurso público e melhores
condições de atendimento

Os funcionários do Banrisul estão sobrecarregados. No ano passado, o banco abriu 16 novas agências e fechou 2014 com cerca de 300 trabalhadores a menos.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região estima que há um déficit entre 20% e 30% de trabalhadores nas agências e também nos departamentos do Banrisul. O último concurso que o Banrisul fez para escriturário data de 2009. Todas as vagas já foram preenchidas e ainda faltam bancários. Com o cancelamento do concurso, iniciou-se a estratégia do cobertor curto, remanejando daqui e dali, pois não tem funcionários suficientes para atender adequadamente a população.

É urgente a necessidade de abrir novo Concurso Público – ele é fundamental para preencher este déficit estrutural, que torna o ambiente de trabalho no Banrisul precarizado e fonte de adoecimento para os trabalhadores. O Banrisul tem obrigação de gerar empregos para zelar e proteger o seu patrimônio, tão caro aos gaúchos.

Neste mês, no dia 3 de junho, o governador José Ivo Sartori enviou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que tem por objetivo reduzir a função pública do Estado. Chamamos a esse conjunto de propostas de Pacote de Maldades.

Entendemos que o Estado deve ajudar àqueles que mais precisam. Por isso não concordamos com a redução de investimentos do governo Sartori em Saúde, Segurança e Educação. Esses setores, aliás, precisam de mais investimentos, de concursos e não de uma política de Estado mínimo, tão desastrosa como já mostraram experiências semelhantes, como foi o governo Yeda.

Os cortes no orçamento dessas pastas chegam a 30% nesses primeiros meses de governo Sartori. O Banrisul entra neste Pacote de Maldades com a proposta de venda da Banrisul Cartões.

O atual governo também cancelou concursos e nomeação para outras áreas do serviço público. Com menos médicos, professores, policiais civis e policiais militares ficamos desprotegidos. Com menos bancários no Banrisul, os clientes ficam mais tempo nas filas, e acabam não recebendo o atendimento que necessitam.

O governador Sartori declarou que esperava que o Banrisul não tivesse escrúpulos, e nós já demos a resposta: NÓS TEMOS ESCRUPULOS. E não vamos aceitar a precarização e o sucateamento que a falta de funcionários representa para o nosso banco.

O Banrisul é um grande banco e não pode ter seu tamanho e importância reduzidas pela aventura de quem pensa pequeno. É tempo de defender o patrimônio público e não de retrocesso. Queremos mais e não menos Banrisul!