“Alerta! Projeto de mineração poderá destruir as águas da Represa Itupararanga”

Para: 1. Prefeitura Municipal de Ibiúna 2. Câmara Municipal de Ibiúna 3. Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa 4. Ministério Público 5. CETESB/São Paulo 6. Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo 7. Governador do Estado de São Paulo 8. Comissão de Meio Ambiente da OAB/Ibiúna

A extração de 30.000 toneladas de areia e 10.000 de argila por mês, durante o período de dez anos, é a nova atividade que ameaça a Represa Itupararanga. A Votorantim Cimentos pretende implantar o projeto na várzea dos Rios Sorocabuçu e Sorocamirim, formadores da Represa Itupararanga, principal manancial de abastecimento público de Sorocaba e região e que atende mais de 800 mil habitantes.

Neste contexto de escassez de água que a represa vem enfrentando desde 2014, este projeto de mineração pretende explorar uma área de 20 ha, e a extração se dará em 5 cavas com 40.000 m² cada (cada cava equivale a área de 4 campos de futebol), partindo das proximidades da Rodovia Quintino de Lima, que liga Ibiúna a São Roque, e distribuindo-se pela várzea, próxima à “cabeceira” da Represa. Nesta área, existem 140 espécies de aves, sendo 3 ameaçadas de extinção, além de 16 espécies de mamíferos e 11 de peixes.

Vários projetos de mineração nesta várzea em Ibiúna foram indeferidos, e nosso pedido é que este projeto denominado “Plano Piloto – Projeto Ibiúna” também não seja aprovado.

Apoie esta causa e ajude a ONG SOS Itupararanga a garantir o futuro da nossa represa!

“Alerta! Projeto de mineração poderá destruir as águas da Represa Itupararanga”, para 1. Prefeitura Municipal de Ibiúna 2. Câmara Municipal de Ibiúna 3. Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa 4. Ministério Público 5. CETESB/São Paulo 6. Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo 7. Governador do Estado de São Paulo 8. Comissão de Meio Ambiente da OAB/Ibiúna foi criado por: ONG SOS Itupararanga.
2.511 Pessoas