Para: Ao Excelentíssimo(a) senhor(a) juiz(a) de direito da vara da Fazenda Pública da Comarca de Campinas/SP e ao Ilustríssimo(a) Presidente(a) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

De caráter histórico indiscutível, com mais de 100 anos de existência, integrante do processo de industrialização da cidade de Campinas, e ligada a um movimento maior, de expansão cafeeira e industrial, que se configurou por todo o Estado de São Paulo, sendo um dos primeiros edifícios a ocupar o atual Bairro do Guanabara, tendo ela participação fundamental no início do povoamento da região, possuindo características arquitetônicas significativas e de época, com documentos e arquivos relacionados a história do trabalho, além de maquinário fabril que preservado é importante para o entendimento e estudo da técnica de fabricação dos chapéus, a Fábrica de Chapéus Vicente Cury de Campinas – localizada na Rua Barão Geraldo de Resende, n° 142, no Bairro Vila Itapura – está em vias de demolição.
Sendo assim, pedimos pela proteção do patrimônio público da Fábrica e abaixo assinamos contra sua demolição e a favor de seu tombamento integral:
  1. Actualização #2 História e Curiosidades da Fábrica Chapéus Cury

Criado em sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A Fábrica de Chapéus Vicente Cury é um monumento à nossa capacidade de transformação, é uma marca no uso da tecnologia e do empreendimento fabril e comercial, fruto do esforço e do trabalho. Ela reúne em si todo o engenho e capacidade humana, sendo um símbolo importantíssimo do crescimento e do desenvolvimento da cidade de Campinas, do estado de São Paulo e do Brasil. Com mais de 100 anos de existência esse patrimônio público está entre as primeiras construções a ocupar o atual Bairro Itapura e Guanabara, tendo fundamental participação no início do povoamento e crescimento da região, sendo uma das mais antigas e preservadas construções com características arquitetônicas da década de 40 com fachada austera e imponente, amplas janelas entre colunatas, interior espaçoso e bem iluminado, de alto teto em madeira entrecortada. Seu caráter histórico é indiscutível uma vez que ela integra o processo econômico, comercial e industrial brasileiro relacionado com um movimento maior da expansão agrícola do café que gerava lucros para investimentos e empreendimentos nacionais, com relevância ao papel dos imigrantes na industrialização que era financiado pelos fazendeiros ligados ao café e pelos trabalhadores que investiam em pequenas empresas que muitas vezes cresciam, mesmo com o alto custo dos produtos e a dependência que tinham da importação das máquinas e matérias-primas necessárias. A Fábrica de Chapéus Vicente Cury é um monumento que assinala ao presente e projeta ao futuro, a grandiosidade e a importância de conhecermos as marcas da industrialização, do comércio, do trabalho e do desenvolvimento urbano e tecnológico do Brasil, chegando a produzir um objeto de vestuário que foi vendido em larga escala no país e no exterior, protagonista até de produção cinematográfica das mais conhecidas e icônicas, no imortalizado chapéu símbolo dos filmes de Indiana Jones.

2. Actualização #1 Projeto Patrimônio Fábrica Monumental

Criado em sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A Fábrica Monumental é um projeto urbanístico de utilização do espaço da Fábrica de Chapéus Vicente Cury para um empreendimento de comércio lojista, shopping mall, espaço para eventos e festas, lazer e cultura, restaurante, paisagismo e arte. Toda a estrutura da Fábrica será reparada, pintada, chaminé e fachada restauradas, assim como seu interior espaçoso, portas e tetos de madeira envernizados, chão encerado, janelas concertadas e acortinadas, reestruturação de todos o espaço interno e externo, com calçada e paisagismo do entorno belos e em conformação com a imponente fachada da década de 40, onde as colunatas clássicas de época, assim como a chaminé e as entradas de porta de ferro trabalhado, pintadas e colocadas em luzes, revelam toda a beleza, grandeza e maravilha da Fábrica de Chapéus Vicente Cury – A Fábrica Monumental! O projeto urbanístico Fábrica Monumental é de longe a melhor escolha para a atração de visitantes à região e de clientes do comércio, lazer para famílias e crianças, além de saídas ao final de semana, com atrações tanto de dia quanto de noite. O projeto fornece de verdade um espaço único para compras, lazer, cultura e beleza, com a segurança e conforto, que todos nós buscamos. Queremos espaços belos e cuidados, ainda mais sendo singulares, pois a Fábrica é a última sobrevivente, está dentre as mais importantes de nossa história, e é considerada como a mais famosa do Brasil. O projeto é de execução rápida e simples, com garantia eterna de geração de renda, emprego e lucro imobiliário, criando o melhor polo de atração para comércio, cultura e lazer. A demolição do espaço e a construção de um empreendimento predial que não atrai visitantes e não estimula a economia, além de um desprezo a nossa história nacional, é um empreendimento medíocre, tremendo fiasco econômico para a geração de lucro, renda, emprego, segurança, negócios e lazer. Não gera atração nem cria polo de visitantes e clientes, e é apenas um prédio sem atrativo, igual qualquer outro. O projeto urbanístico Fábrica Monumental é simples e rápido na reforma do edifício e imensamente melhor em todos os sentidos. Podemos fazer melhor ao valorizar nossa história. Ganha-se muito mais e todos com a Fábrica Monumental!

Abaixo-Assinado Contra a Demolição e a Favor do Tombamento Integral da Histórica e Centenária Fábrica de Chapéus Vicente Cury de Campinas (# fabrica de chapeus # fabrica cury # contra a demolicao ), para Ao Excelentíssimo(a) senhor(a) juiz(a) de direito da vara da Fazenda Pública da Comarca de Campinas/SP e ao Ilustríssimo(a) Presidente(a) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. foi criado por: Historiador, Pesquisador e Professor pela Unicamp - Gustavo Garotti Scandiuzzi.