Abaixo-assinado SÍNDROME DE SCHÖGREEN - ARTRITE REUMATOIDE - LÚPUS, DOENÇAS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS

Para: Presidente da Republica, Ministério Público, Deputados Estaduais e Municipais e Senadores da República.

Síndrome de Schögreen – Artrite Reumatoide – Lúpus Doenças que não podem ser Esquecidas!
A síndrome de Schögreen, que leva o nome do médico e cientista sueco que a diagnosticou, é grave, progressiva, incapacitante e sem cura; afeta todos os órgãos revestidos de mucosa como: olhos, boca, garganta, coração, pulmão, cérebro, fígado, rins, sistema nervoso, pele e todas as articulações, podendo ser primária ou secundária vindo acompanhada de artrite reumatoide , lúpus, fibromialgia e doenças do intestino, também acarreta perdas de dentes e cabelos. Nos casos bem avançados, o paciente pode vir a óbito por desnutrição, pois a secura do aparelho digestivo impede o paciente de engolir os alimentos. A secura da pele trás desconforto ao portador, principalmente nos dias mais quentes e a fadiga intensa, sensibilidade a luz e dores generalizadas são crônicas.
TRATAMENTOS
Muitos médicos e pacientes optam pelo uso de imuno supressores, antimaláricos e altas doses de corticoides, que podem trazer algum conforto, mas os efeitos colaterais são altamente danosos, pacientes que apresentam reações adversas a esse tratamento procuram ajuda na Medicina Homeopata e todos os pacientes precisam das terapias como: fisioterapia leve, acupuntura, hidroterapia, drenagem linfática, produtos exclusivos para a pele, lubrificantes para olhos, narinas , boca e garganta e dieta rigorosa. Também são necessários nos estágios avançados da doença o uso de óculos de grau, óculos de sol, tipoias, calçados anti-impacto, andadores e cadeira de rodas. Há também a necessidade de cuidador. O alto custo do tratamento e manutenção do paciente, muitas vezes, inviabiliza a continuidade visto que a maioria dos planos de saúde dos trabalhadores não fornece medicamentos, objetos de apoio, limita o número de fisioterapias, etc. O tratamento fica sendo quase todo particular e com pesados impostos, o que faz com que a maioria fique isolada sem possibilidade de locomoção e cuidados, apenas com suas dores, fome e medo.
Os portadores dessas doenças necessitam de um olhar amoroso por parte de nossos governantes, serem inclusos entre os pacientes de doenças graves já seria uma grande ajuda, pois poderiam ter isenção de imposto de renda sobre aposentadoria e ou salário e outros atendimentos especiais direcionados a portadores de doenças graves e sem cura.