Abaixo-assinado CGU - Mais Recursos Humanos para Menos Corrupção

Para: Ministra do Planejamento e Ministro da Casa Civil

A sociedade brasileira está entrando em um novo patamar de cidadania, patamar este em que se tem cobrado mais transparência e posturas idôneas por parte da Administração Pública. No entanto, a competência para exercer o controle interno e para contribuir com a sociedade e com o próprio Estado, na esfera federal, pertence a um órgão que muito tem feito e que, pela falta de ferramentas (principalmente humana), não tem aplicado toda sua potencialidade no combate à corrupção e na garantia de um cenário mais ético e que atenda aos interesses sociais.
Nós, aprovados no Concurso Público para CGU - 2012, temos total interesse em auxiliar na mudança deste cenário, porém, dependemos de autorização por parte do Ministério do Planejamento e do Despacho Presidencial para sermos nomeados no cargo de Analista de Finanças e Controle. Vários são os motivos para que esta nomeação ocorra o quanto antes, quais sejam:
A CGU possui hoje cerca de 5000 cargos autorizados em lei para provimento naquele órgão, sendo que desses, apenas cerca de 2.348 estão devidamente ocupados;
A CGU hoje conta com novas atribuições decorrentes da aprovação da Lei de Acesso à Informação, da Lei sobre o Conflito de Interesses e da Lei de Responsabilização da Pessoa Jurídica. Além disso, o incremento no volume dos investimentos públicos federais, a ampliação dos programas sociais do governo, executados mediante transferência de recursos federais a estados e municípios, reforça ainda mais a necessidade de provimento desses cargos;
Importantes eventos estão prestes a ocorrer no país, como a copa e as olimpíadas, os quais têm recebido recursos públicos para financiar suas obras e que necessitam de fiscalização por parte da CGU, que hoje não possui força de trabalho suficiente para isso;
A rotatividade de servidores na CGU está acima da média no serviço público federal, já que possui servidores capacitados a galgar novos cargos com maiores remunerações. Embora não seja esse o objetivo de todos, as vacâncias por posse em cargo público inacumulável vêm ocorrendo com certa frequência;

Por todo o exposto, propomos a convocação de todos os aprovados no concurso acima referido, a fim de amenizar a grave situação enfrentada no órgão que reflete diretamente nos interesses da sociedade.

Abaixo-assinado CGU - Mais Recursos Humanos para Menos Corrupção, para Ministra do Planejamento e Ministro da Casa Civil foi criado por: Excedentes Concurso CGU-2012.
2.305 Pessoas