Abaixo-assinado Providências em apoio aos Indígenas do Alto Javari/ que foram Votar em Atalaia do Norte-Surto de Diarréia-Óbitos de Crianças Preocupante

Para: Governo Federal-STF

Assunto: SOLICITAMOS URGENTE PROVIDÊNCIA/VIDA DE CRIANÇAS INDÍGENAS E FAMILIAS INDÍGENAS-ALTO JAVARI

EXMO.SR.(a) Ministro do Supremo Tribunal Federal

Excma.Sra. Ministra Carmem Lúcia

Com indignação e profunda tristeza, recorremos aqui à sua pessoana esperança dos devidos encaminhamentos às Instãncias necessárias nestes casos.

É inconcebível o que se sucede com ás Nações Indígenas ,pode-se dizer com certeza, secularmente um Holocausto Indígena, porém Ministra os últimos anos tem sido de ultrajante crueldade e genocídio declarado, praticado de diferentes formas contra as populações Indígenas, sem poupar a ninguém, mas o mais estarrecedor ainda, é que vidas de crianças estão sendo levadas debaixo dos olhos de toda humanidade e não se faz absolutamente nada Ministra.

Sou mulher,sou Mãe, sou Indígena, convivo com esta caótica situação e luto como posso de onde estou,inclusive institucionalmente,pois Presido uma Organização (Oscip Yvy Kuraxo-Coração da Terra)e sempreque me deparo com injustiça, desrespeito á vida ,aos direitos Humanos e Indígenas,busco fazer minha parte,seja com relação ao Universo Indígena ou Não indígena.

A Sra. Ministra, soube que trouxeram cerca de 1.000 Indígenas do Vale Javari em 94 canoas para votar no final de semana das eleições e que “estes” receberam combustível de “candidatos” e o que é pior,Ministra, foram abandonados sem recursos para retornar, adoecendo e suas crianças igualmente ,levando já ao óbito 3 crianças deste grupo e 13 ainda estão internadas?( http://www1.folha.uol.com.br/poder/1169703-indios-que-viajaram-dias-para-votar-no-am-estao-com-surto-de-diarreia.shtml)

Dizem Ministra, que o procurador federal Edmilson Barreiros pediu investigação sobre o caso, já que a entrega do combustível pode configurar crime eleitoral.

O município teve três candidaturas a prefeito e 85 a vereador. Compareceram às urnas 4.899 eleitores. O combustível para o retorno dos índios foi comprado pela Funai com verba de R$ 75 mil.

O que queremos lhe solicitar aqui Sra. Ministra, é que sejam tomadas de pronto, medidas para assegurar que este grupo seja atendido e que retorne á sua comunidade em perfeitas condições, tamanho sofrimento que estão passando e pelas perdas de suas crianças que bem sabemos, esta tragédia é irreversível e ninguém apaga a DOR de perder a vida de seus filhos!

Resido em Porto Alegre/RS, Ministra, porém, logo que soube, me mobilizei para que algo fosse feito.

Tudo que se refere aos Indígenas é sempre tratado “por último” e estamos cansados de tanto desrespeito,negligência e atos que configuram crime contra Gente desta Terra que já sofreu demais Ministra!

Aguardamos suas providencia imediatas,

Att

Liana Utinguassú

Servidora/Presidente –