Abaixo-assinado Pela preservação e uso cultural da Fazenda Colubandê

Para: Prefeitura de São Gonçalo, Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Fazenda Colubandê é um importante conjunto arquitetônico do período colonial brasileiro, localizado na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Sua importância foi relatada, como representação da Casa Grande, enquanto residência da família proprietária brasileira colonial, por Gilberto Freyre, na sua célebre obra: Casa Grande & Senzala. Lúcio Costa, arquiteto do projeto urbanístico de Brasília, por sua vez, a considerou “o mais gracioso exemplar” da arquitetura rural colonial brasileira.

Apesar de sua importância histórica, a Fazenda Colubandê está abandonada pelos Governos Municipal, Estadual e Federal. Com este manifesto, defendemos a preservação da Fazenda Colubandê, por respeito à memória histórica do país, de São Gonçalo e de seus mais de 1.000.000 de habitantes (segundo dados do IBGE/2011). A ideia central é que a Fazenda Colubandê seja um espaço reservado para a valorização da memória do município de São Gonçalo, lugar esse que seria destinado para o reconhecimento da história do município, do enriquecimento cultural da comunidade goçalense

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que a sociedade civil deseja que a Fazenda Colubandê seja um MUSEU, que por definição segundo o ICOM (International Concil of Museums, uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.

Abaixo-assinado Pela preservação e uso cultural da Fazenda Colubandê, para Prefeitura de São Gonçalo, Governo do Estado do Rio de Janeiro foi criado por: Memória de São Gonçalo.