Abaixo-assinado Contra a privatização da COMPESA

Para: Governo do Estado de Pernambuco

O Governador Eduardo Campos quer privatizar a COMPESA, a exemplo do ex-governador Jarbas Vasconcelos que privatizou a Celpe, mas durante a campanha eleitoral o governador Eduardo Campos não apresentou esta proposta para a população, ou seja, o governador escondeu da sociedade o projeto de privatização da COMPESA. Portanto, este projeto não tem legitimidade.

A privatização da COMPESA será uma repetição do que ocorreu com a CELPE, em que a população de Pernambuco sofreu e sofre até hoje com as abusivas tarifas de energia cobradas desde a privatização. Com a COMPESA, a situação será a mesma, as tarifas de esgoto serão elevadas e as localidades mais pobres ficarão sem assistência. Quem não puder pagar terá seus serviços cortados ou o acesso dificultado, não existirá responsabilidade social, o que existirá será a busca do lucro fácil.

A Parceria Público-Público, estabelecida através da Lei 11.107/2005 (consórcios públicos), é o verdadeiro caminho para a universalização dos serviços e a modicidade tarifária. E justamente nas comunidades de Recife a Parceria Público-Público foi implantada, como a mais participativa e melhor experiência do saneamento no caso integrado nos bairros de Mustardinha, Mangueira e outros, em que a Prefeitura do Recife e a COMPESA promoveram a transparência na aplicação dos recursos públicos, através do controle social e o saneamento ambiental que foi implementado proporcionando saúde e qualidade de vida aos moradores destas comunidades.

Por isso, entidades que assinam o Manifesto do Recife em defesa do saneamento público e contra a privatização da COMPESA e nós, abaixo assinados, somos incondicionalmente contra as Parcerias Público-Privadas (PPP) no saneamento, na COMPESA, pois representarão a privatização da empresa e o Estado se eximindo da responsabilidade social de prover saúde pública. Exigimos que o Governador Eduardo Campos permita o debate democrático e retire a PPP da COMPESA dos planos de governo.

1.239 Pessoas