Abaixo-assinado por uma Universidade/Faculdade Pública de Medicina em Guarulhos (SP)

Para: Presidenta da República Dilma Rousseff

Nós, abaixo-assinados, solicitamos a implantação de uma Universidade ou Faculdade Pública de Saúde com graduação em Medicina no Município de Guarulhos.

Defendemos também que essa instituição tenha uma política democrática de acesso, com cotas de pelo menos 50% para estudantes oriundos da rede pública do Ensino Médio.

A implantação dessa Universidade/Faculdade Pública de saúde em Guarulhos (com política de cotas) irá atender uma demanda de parte dos estudantes menos favorecidos socioeconomicamente, que querem estudar medicina mas são excluídos, já que esse é um curso extremamente elitizado, em que o estudante pobre é praticamente proibido de entrar. Além disso, também trará enormes benefícios para a população em geral, já que aumentará a oferta de profissionais nas unidades de saúde da cidade com a atuação de professores e estagiários.

A experiência já mostra que cidades que possuem faculdades públicas de medicina, como Botucatu, Campinas, Montes Claros e Ribeirão Preto, possuem uma oferta de profissionais de saúde na rede pública muito superior ao verificado nas demais cidades.

Essa demanda é consensual no Município de Guarulhos, que tem uma carência muito grande de profissionais de saúde, sobretudo de médicos. O Cursinho Comunitário Pimentas já tem pautado o assunto há alguns anos na cidade, tendo colocado a questão da universidade pública de medicina como prioridade em espaços como Orçamento Participativo, Conferência Municipal de Saúde e outros. Agora queremos levá-la a conhecimento da Presidência da República.

O Cursinho Comunitário Pimentas ( http://www.cursinhopimentas.org.br/ ) já provou que os estudantes da periferia podem estudar nas melhores universidades do país. A nossa luta agora é para provar que eles também têm o direito de ser médicos.