Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

FORPIBID CONTRA A OPRESSÃO E PELA CORAGEM DE FORMAR PROFESSORES

Para: Ministro da Educação

O Fórum Nacional do PIBID convoca a todos comprometidos com o PIBID e o PIBID Diversidade a solicitar ao MEC a revogação da Portaria CAPES 046/2016 e manifestar-se pela continuidade dos Projetos Institucionais em andamento em 284 Instituições de Ensino Superior e 5.898 escolas públicas.

A Portaria 046/2016 altera profundamente o enfoque do Programa. Estabelece regras que precarizam as ações que vem sendo realizadas com grande efetividade, tendo amplo reconhecimento nas escolas de Educação Básica e nas Instituições de Ensino Superior e, de modo geral, pela comunidade escolar.

A ênfase da ‘nova’ Portaria deixa de ser a formação do professor e prioriza o reforço escolar em língua portuguesa e matemática, tido como solução mágica, imediata e eficaz para melhoria nos índices de aprendizagem. Além disso, pelas novas regras da nova portaria, várias IES estão impossibilitadas de propor qualquer projeto e serão punidas com o encerramento das atividades em andamento.

Manter o PIBID significa tomar partido a favor da formação para a cidadania, no seu sentido mais pleno. Os que têm medo de formar professores sabem que vão perder seu poder de manipulação e de opressão. Nós seguiremos juntos na marcha por uma educação de qualidade e, efetivamente, empenhados na construção coletiva de uma sociedade mais justa e democrática.

Pelo exposto, vimos solicitamos ao MEC a imediata revogação da Portaria CAPES 40/2016 e a retomada do diálogo com a sociedade por meio do grupo de trabalho instituído quando da audiência pública no Senado da República em fevereiro de 2016



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
10.453 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar