Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: PELA APURAÇÃO CRIMINAL DA POSTAGEM DE TAÍS ARAÚJO OFENSIVA A PARDOS, para MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Nome Comentário
Mirella A. A expressão morena (é sinônimo de "parda"). O Pero Vaz de Caminha, quando relatou a aparência dos indígenas brasileiros, usou o termo "pardo". Pardo e moreno são sinônimos, e não são raça. Refere-se a essa cor "indefinida", que não é branca, nem negra. A principal diferença está no cabelo. Nós pardos, não temos o cabelo afro, principal característica do negro puro. A expressão negro deve ser usada par quem é negro puro ou só com cabelo afro. O ideal seria que não houvesse classificação dos seres humanos em raça. Afinal, não somos coisas ! Somos humanos! Qual seria o propósito de se classificar uma pessoa de acordo com a raça? Olhem só a M. que é nos Estados Unidos! Um racismo terrível! Nós, brasileiros, não temos raça pura. Somos todos miscigenados.
Aline Pardo não é negro. Se uma pessoa é resultado da mistura de raças diferentes, devemos nos referir a ela, então, não desprezando, nem omitindo nenhuma das raças originais. Se a gente for nessa ideia de dizer que uma pessoa é negra porque ela vem de mistura de negro com alguma outra raça (branca, por exemplo), estaríamos "embarcando" num conceito etnocentrista, como se a raça branca fosse a mais importante. O correto é não omitir nenhuma raça dos nossos antepassados (se você quiser dizer a raça da pessoa). Se uma pessoa é filha de negro com branco, ela tem pai e mãe, então, ela não é negra e nem branca. Neste caso, ela é mulata, que é o termo usado especificamente para esta caso. Porém, se uma pessoa é fruto de várias misturas de raça, por ex. negro, branco e indígena, não podemos dizer que ela é simplesmente negra, nem mulata, nem cabocla, nem cafuza. Ela é, na verdade, miscigenada, ou mestiça, pois, não sabemos que percentual de cada raça ela possui, e não podemos omitir ou esquecer de nenhuma raça que a gerou. Então, para não dizer que a gente não se esqueceu de nenhuma raça que a originou, sugiro que a "raça" dela seja, conforme já disse acima, "miscigenada", ou morena.
Marcello I. SOU AMIG DE VARIAS PESSOAS DE PELE NEGRA, PRETO OU AFRODECENDENTE, NAO IMPORTA, SOMOS TODOS BRASILEIROS. VIVEMOS SOBE AS MESMAS LEIS, SO QUE APLICADA DE FORMA ERRADA.
Maria R. As pessoas tem que ser identificadas pelo seu nome e não pela raça que cada um de nós supõe que ela tenha.
Peterson N. Sou mestiço, me identifico como pardo, uma raça mestiça e exijo meu direito.
Rodrigo R. Todoapoio a este abaixo - assinado.

Assinaram o abaixo-assinado
19 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado