Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: REAJUSTE DE BOLSAS DE FOMENTO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, para Governo Federal, Congresso Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, CAPES, CNPq, Ministério da Fazenda, Casa Civil.

Nome Comentário
Luisa . É urgente o reajuste da bolsa de acordo com a inflação do ano de 2022/2023.
Saulo H. Bolsista de doutorado
Laieli M. Um descaso com os estudantes, enquanto os servidores aumentam seu salários de forma imprudente, nós estudantes e pesquisadores temos que aguentar anos sem reajuste. PALHAÇADA!!!!!!!! Nós tentamos fazer com que o país tenha maior tecnologia e desenvolvimento, mas esse governo CORRUPTO só pensa em si. BASTA!!!!!!
luciula b. Vamos reajustar!!!
Danilo P. O País precisa investir mais mais em projetos de pesquisa.
daniel m. Precisamos nos fortalecer.
Davi S. Ok, a pesquisa se massificou, mas em 20 anos perder 50% da renda é demais.
renato l. dificil ter vontade de acordar cedo e estudar e pesquisar com esse valor de bolsa que não paga nem minhas 3 refeições diarias, muito menos as minhas contas de tel/ internet/ agua e luz
MOISES S. Espero que pelo menos uma vez os senhores deputados olhem com carinho para a pesquisa neste país. Isso começa pela valorização de quem efetivamente realiza a pesquisa. Não, não são os professores que fazem a pesquisa, são os alunos. Estes últimos considerados menos do que nada pelos senhores. Cobra-se tanto de quem trabalha na pesquisa. Cobra-se desenvolvimento, inovação, avanços, sem ao menos proporcionar condições dignas ao pesquisador (sim, alunos de mestrado e doutorado SÃO PESQUISADORES). Não esqueçam que os alunos de pós-graduação são bacharéis/licenciados e mestres, então nada mais digno do que receberem ordenario condizente com o seu nível de qualificação.
Alisson C. Olha não tem como estimular a pesquisa neste país se não se pagar um valor justo ao pesquisador. Pelo regulamento quem tem bolsa nem pode trabalhar em paralelo, ou seja vira pedidor de esmolas e pesquisador.
Nicolau B. As bolsas de pós-graduação e pesquisa estão absurdamente defasadas, principalmente considerando a inflação dos últimos anos. Assim sendo, o reajuste é imperativo para que os pesquisadores desenvolvam sua atividade de forma digna.
Rafael V. Não há como viver 3 anos sem reajuste, precisamos nos adequar a realidade atual.
CRISTIANE C. Para quem vive nos grandes centros o valor da bolsa é muitissimo baixo.
Cacia R. T
Nathalia F. Salário mínimo reajustado para 937 reais
Alissan P. Nós necessitamos do aumento do valor da bolsa de estudos, pois não tem como sobreviver, dedicando- se à pesquisa, com o valor atual da bolsa.
Silvia P. PNPD CAPES
Thays C. \o/
Paula V. Desde 2013 sem reajuste!!!
Roselane S. Um estudante de mestrado não pode sobreviver com apenas R$1.500

Assinaram o abaixo-assinado
12.408 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado