Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado pelo direito a escalar sem intervenção do estado, para confederação e federações de escalada em rocha

Nome Comentário
Marcia V. Isso é mais um dos absurdos tipicos da mentalidade atrasada e equivocada que impera em nosso país, facultar a um Estado que se mostra incapaz de lidar com as questões mais básicas dos parques o controle do esporte é uma piada. Será que é realmente isso o que a comunidade montanhista deseja ?? Ser controlada pelo mesmo Estado que por exemplo quer desapropriar o Paulo Mascarin ??
talita m. Em vez de se preocuparem em como são feitos furinhos de 10 mm no granito, essas pessoas (os gestores dos parques) deveriam estar mais atentas e se preocupar com os verdadeiros degradadores dessas unidades de conservação, que são os PALMITEIROS, CAÇADORES, INVASORES, COLETORES DE BROMÉLIAS etc. O refúgio do Mascarin em vez de ser desapropriado, deveria receber incentivos fiscais e beneces tributárias, pois ele sim cuida daqueles que por ali frequentam e também pelo meio ambiente da região. Não sei quem é o gestor da área de Salinas (Três Picos) mas ele apesar de poder conhecer bem o local, parece desconhecer o verdadeiro espirito do montanhismo que é a liberdade de estilo. Será que vão querer também proibir o uso de magnésio pois ele deixa resíduos na montanha?? Será que vão exigir que a sua corda tenha x milímetros??? E quem escala com uma corda de 100 metros de 7 mm??? O estilo de escalar de cada um, não diz respeito ao estado. A comunidade de escaladores foi ouvida? As federações foram ouvidas??? Não acredito que a FEMERJ seja a favor deste absurdo!!!!!! Frequentadora de Salinas e do refúgio do Mascarin, deixo aqui meu repúdio a essa situação!!!.
clemente b. Voltamos ao regime da ditadura???? Tal atitude me faz lembrar de inúmeras "tiranias" praticadas pelo estado. O que estão querendo proibir mais a desapropriação do Mascarin, é um absurdo. O surf nasceu com polinésios surfando em "tábuas" de madeiras. As alaias. Hoje vemos surfistas sendo rebocados por máquinas de dezenas de HPs, propiciando aos mais corajosos a experiencia de surfar ondas nunca antes surfadas. Isso se chama evolução do esporte. Em qualquer esporte, qualquer pessoa tem o direito de escolher o seu estilo de pratica-lo. O uso da furadeira na abertura de vias, no meu entendimento não degrada o meio ambiente nem muito menos "agride" um outro esportista privando-o ou cerceando os seus direitos ou estilo. Permitir que o estado através dos gestores dos parques e de seus guarda parques, defina como vc vai praticar o montanhismo ou escalada é DITADURA estilo década de 60. Proibições como acender fogueiras e coleta de lixo é que devem ser rigorosamente controladas. Ficarmos calados com a desapropriação da casa do Mascarin é aceitar a tirania. Me coloco a disposição e convoco a todos que aqui assinam, a protestar com veemência!!! Mascarin, vc não estará sozinho!!!
Bruno H. Mais um dos muitos absurdos que estes politicos mequetrefes se metem a "legislar". Fora com todos eles!!!
Eduardo P. No lugar de restringir o acesso, estes pseudo-políticos frustrados deveriam se dedicar a viabilizá-lo. Proíbem aberturas de novas vias, mantêm fechados refúgios que no passado recebiam os montanhistas e, não se dando por satisfeitos, querem fechar aqueles que hoje funcionam, vide o que estão tentando com o República Três Picos, que no lugar de incentivarem operações como aquela, querem terminá-la. Este é o retrato do atraso brasileiro. Se espelham em parques norte americanos, interpretando-os de acordo com os seus interesses mesquinhos, mas deixam de lado as ideias que realmente merecem nossa atenção.
Luiz J. A favor da regulamentação da escalada em rocha realizada pelos especialistas no assunto ( CBME e Federações )
Gabriel G. Seria mais uma sacanagem contra a sociedade!!!
José S. Vamos ganhar essa causa
Eustaquio J. Assino em Baixo
Giovanni P. Respeitem nossa arte.
Eriedson F. Os responsáveis pelas unidades de conservação deveriam se preocupar com os caçadores, palmiteiros, especulação imobiliária, traficantes de aves e invasões em seus limites. É fácil controlar quem é organizado né!?
HAILTON S. O ESTADO E GOVERNO SO TEM DIREITO DE INCENTIVAR ESTORTES O QUE NAO FAZ EM NADA....
ademir . ATIVIDADE DE ALPINISMO , NOS REVELA A LIBERDADE DE ENFRENTAR-MOS OS RISCOS QUE CORREMOS , TENDO A NATUREZA COMO PARCEIRA , COM A CONCI~ENCIA DE QUE DAMOS DEVIDO VALOR AS CAUSAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE , UNIDOS PELA MONTANHA LIMPA , BONS VENTOS ....
Rafael P. Há diversas outras questões realmente importantes para se discutir,
Frederico V. Transformar a escalada em esporte ordinário cheio de regras é o mesmo que eliminar a atividade.
Mahananda V. Absurdo...é uma interferência na liberdade de ir e vir...no caso ir e vir ao cume...kkk!
Gregory S. Não sei, mas voo livre nao tem uma fiscalização?
RICARDO O. Escaladores e Montanhistas sao os que mais tem o compromisso de cuidar de ambientes naturais e deixa-los como tal...
Alex M. O montanhismo é mais um dos esportes a ser praticado pelo homem, assim como o futebol, skate ou mesmo corrida de rua. Ninguém poderá intervir um montanhista de fazer sua escalada da mesma forma que não existe intervenção para uma pelada com os amigos na rua de casa ou na praia.
Maria G. TODO MONTANHISTA OU EX-MONTANHISTA É VERDE, E SEU ESTILO NÃO FARÁ MAL À NATUREZA!!!!!!!!!!!!!!!

Assinaram o abaixo-assinado
775 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado