Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Suspensão do despacho expedido pela Justiça Federal de Navirai/MS, processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006 em 29/09/2012, para Justiça Federal de Navirai/MS, Superior Tribunal de Justiça

Nome Comentário
Vívian N. eu apoio e divulgo,
maria a. abaixo a ganância
Dalila M. Basta à cultura higienista com nossa cultura nativa. Liberdade para os povos indígenas brasileiros, eles são os verdadeiros cidadãos do Brasil.
Damião S. Guarani Kaiowás, exemplo de amor à Terra. Reza parte do 'nosso Hino Nacional': "Brasil, de amor eterno seja símbolo/O lábaro que ostentas/estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula-Paz no futuro e glória no passado." É irônico, não? Amor a quem, glória a quem? O Brasil tem sido ingrato com os seus primogênitos. Logo eles que, com arco e flecha, resistiram o quanto puderam à invasão holandesa, à francesa... estão à beira da 'extinção'. Subjugados por um Brasil 'esquizofrênico'. Os Índios Kaiowás, Mato Grosso do Sul (MS), no Centro-Oeste brasileiro, lutam para retomar o que é seu de direito: parte do território sagrado “tekoha”, em Guarani, no Arroio Koral, localizado no município de Paranhos. Infelizmente não estão sendo ouvidos. Já era de se esperar? Me parece que sim. Eh! Brasil...! A Terra é sagrada. Os indignas sabem bem disso. Eles vão lutar até o fim para protegê-la. Literalmente. ''Se queres a paz, prepara-te para guerra'' (César), em um Brasil sem diálogo, a lógica parece ser essa. Infelizmente. Os Kaiowás, se preciso for, darão a própria vida para defender esse bem, que é Terra para a comunidade indígena, não no sentido capitalista: que vê-la como moeda. Lamentável!
Douglas F. Absurdo
ANDREA P. Cade a Dilma e o PT defensor da invasão de propriedade ??? ?
Rosenilda M. deixem os donos da terra em sua terra, respeitem as pessoas
Fabrício S. É realmente lamentável que vivamos num País que ainda quem manda são os poderosos latifundiários que corrompem a justiça subornando-a, condenando ao esquecimento e a morte o povo herdeiro da terra!
Grazielle C. Por favor ajudem a parar essa tragédia.!
Neusa L. Esse povo, há uma semana, divulgou um apelo ao Governo e à Justiça Federal para "decretar nossa morte coletiva e enterrar todos nós aqui. Pedimos de uma vez por todas para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar uma grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos". (Leia em: revista Época nº 754, 29/10/2012 - Opinião: O grito da história págs. 9-10). Nada mais cruel, nada mais dramático que presenciar uma tragédia e não se mobilizar. Eles estão sem esperança, quando ela deveria ser a chama para a vida. Presidente, é mais que URGENTE resgatar a dignidade, a esperança e a fé dessas pessoas para que acreditem que vivemos em um país em que o direito à VIDA DIGNA, CIDADÃ, é respeitado.
camila f. Suspensão do despacho expedido pela Justiça Federal de Navirai/MS, processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006 em 29/09/2012
Welington R. A justiça precisa entender que os legítimos donos dessas terras são o povos que sempre ali viveram e foram expulsos pela expansão das fazendas. Os legítimos donos saõ os Guarani-Kaiowá.
[email protected] Salvem os guaranis...
ronaldo c. não precisamos de usina.
Cândido N. Temos que mudar definitivamente, a forma como o poder publico trata das questões indígenas, o Brasil precisa reconhecer e respeitar as prioridades dos povos indígenas. Chega de descaso e de injustiças.
Diego F. Absurdo , mas quem ainda nao se acostumou com o "poder" da justiça desse "submundo"
Hilário C. Até quando os poderes estarão submissosaos interesses do capital?
Patricia S. É uma barbárie humana, o que vem acontecendo com esse povo indígena. Estamos a beira de um suicídio coletivo, e isso não podemos admitir. Salvemos o povo Guarani Kaiowá nossos irmãos.
Nayd D. Apoiado e compartilhado.
Lucas B. Evitem um genocído. Suspendam o despacho. Queremos Justiça com nossa cultura. Deixem os Índios em paz!

Assinaram o abaixo-assinado
10.168 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado