Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Carta de Solidariedade a Dulce Pandolfi e outros pesquisadores do CPDOC-FGV, para CPDOC-FGV

Nome Comentário
João P. É uma vergonha que em 2013 ainda convivamos com relações de trabalho tão precárias e degradantes da dignidade humana. A FGV deu um exemplo vergonhoso de desrespeito aos profissionais que a ajudaram a crescer.
Luiz S. Lamentável esse ocorrido
Guilherme M. Um absurdo esta arbitrária atitude por parte de uma instituição acadêmica que se diz de prestígio e comprometida para com o saber científico. A FGV presta um verdadeiro desserviço às ciências sociais e à todo o mundo acadêmico ao tratar professores de tamanho saber e comprometimento para com suas nobres funções com este nojento descaso. O que se tem visto no CPDOC é uma verdadeira vergonha: uma direção estruturada nos moldes de uma ditadura, com o atual diretor se reelegendo sucessivas vezes sob indicação da presidência. Professores de menor prestígio, nulos em sua contribuição ao campo das ciências sociais, assumindo cargos importantes dentro da direção da escola mediante suspeitas indicações e favorecimentos do diretor. Rompe-se, assim, com uma honrada tradição democrática existente no CPDOC de formação dos quadros de direção mediante eleições internas. Não satisfeitos, promovem uma renovação irresponsável e nebulosa dos quadros de professores do CPDOC, demitindo profissionais altamente capazes e comprometidos para com as ciências sociais. Vergonhoso!
Regina F. Um absurdo essa atitude desumana e de muita má fé ou melhor de má indole, desse orgão empregatista. Estou indignada!
luciane c. nossa, estas demissões de pessoas muito, mas muito capacitadas, não cola, nenhuma justificativa vai colar, e ainda mais é feio, bem bem feio. Vamos se respeitar não é mesmo? vergonha na cara e bem bom
Cristina S. ex-aluna do CPDOC
Christiano C. onde está a ética?
Regina S. Universidade Federal de Minas Gerais
Sydney S. Estranha-me muito que uma pesquisadora a qual conheço há 40 anos como colega e profisional competentíssima seja demitida por uma regra burocrática estúpida , exatamente quando ela presta um depoimento para a Comissão da verdade sobre as arbitrariedades contra ela cometidas contra a ditadura. Dulce , companheira que com dignidade atuou como profissional de ciências sociais e militante política merece todo o nosso apoio e o CPDOC o nosso repúdio..
Wesley C. Estou abismado com essa notícia, espero realmente que deem uma desculpa melhor do que essa velha baboseira de sempre.
Lilian U. Absurdo e arbitrário o que está sendo feito com pesquisadores comprovadamente competentes, com reconhecimento nacional e internacional, pela direção do CPDOC-FGV
Luciano M. Professor Claudio Pinheiro estamos com você.
Marize C. Gostaria de expressar minha solidariedade a todos os pesquisadores atingidos por este tipo de prática e o repúdio a comissões e práticas avaliativas, e seletivas, tecnocráticas e autoritárias, e sobretudo desprovidas de ética e da dimensão humana, que deveria ser fundamentais às instituições de ensino e pesquisa.
Monica M. Total apoio ao Professor Claudio Pinheiro
Kátia B. As recentes atitudes arbitrárias da atual direção do CPDOC-FGV mereciam uma resposta à altura. Toda a minha solidariedade às(aos) professoras(es) demitidos.
Alex S. Isto não é Democracia, é uma ditadura covarde "fantasiada de estado democratico de direito". É uma vergonha e tristeza viver num país que não respeita os pesquisadores e produtores de conhecimento e ciência
ANA L. Inadmissível. Quem teve aula com a Dulce sabe do exemplo, dedicação, conhecimento, prestabilidade e atenção da mesma. Uma perda, não para o CPDOC, mas para as novas turmas que lá entrarão por não conviverem e não terem como a terem como professora, MESTRE. Além disso, desde quando entrei na instituição, em 2008, o Celso Castro é o diretor. Não há mandato? São CINCO anos tomando atitudes arbitrárias e duvidosas. Esse não é o primeiro caso!
Renato L. Toda solidariedade à Dulce, querida amiga, com quem trabalhei no CPDOC dos bons tempos, nos idos da década de 1970. É de lamentar que memória daquela bela instituição seja hoje tristemente afetada pela cultura dos "especialistas sem espírito".
Alisson D. Prática lamentável..
Alba Z. Não há sentido na demissão sumaria de alguém que contribuiu tanto coma instituição e com as ciências sociais no Brasil.

Assinaram o abaixo-assinado
2.270 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado