Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Elaboração de um projeto de resolução, que legitime a atuação do assistente social especializado na área clínica da saúde mental., para Presidente do Conselho Federal de Serviço Social-CFESS

Nome Comentário
Norma E. Pela legitimação de uma das práticas mais antigas do Serviço Social
Elyzandra P. Talvez a falta de esclarecimentos e certezas sobre o que o profissional faz é que gera transtorno na compreensão do fazer profissional. Se você é profissional e tem clareza do seu fazer não fere seu principio ético.
Lilith S. Eu apoio essa caus.
Regina L. Estamos tentando consolidar algo que muitos países já fizeram: legitimar profissionais que consolidaram o conhecimento e prática do recurso terapêutico, acrescido a nossa formação em Serviço Social. Uma formação enriquece a outra, uma vez que não são excludentes, pelo contrário, ampliam nossos recursos para melhor observar e compreender o ser humano em determinada situação e assim melhor contribuir para favorecer o desenvolvimento humano em direção a sua alteridade.
Agostinho B. O serviço Social é muito mais do dos limites impostos pelo Conselho Federal!
Sandra C. penso que estão desvituar a genese da profissão e se não seria mais lógico mudar o nome do curso, da profissão. Desvirtualizou-se a génese do serviço social enquanto profissão organizada. Hoje em muitos países imperam os discursos exclusivos da dimendão sócio-politica do serviço social contra a dimensão do indivíduo como parte de um sistema ( família, grupo comunidade) que era o que defendia Mary Richmond.Onde fica a articulação entre o econômico, o social, o psicológico e psicanalítico, integrando o conhecimento de si com o conhecimento do outro e do meio social onde está integrado? Qual o profissional que articula estas dimensões que constituem a soma das partes? Na verdade deve ser o Assistente Social pois, foi por esse e para esse motivo que Mary Richmond fez nascer uma profissão organizada. Ser Assistente Social é fazê-lo para o todo.
Eliane G. Já é hora do CFESS ouvir o clamor dos milhares de profissionais de Serviço Social que foram além de sua formação acadêmica e especializaram-se nas práticas terapêuticas. Estamos perdendo espaço para outros profissionais quando nós mesmos somos impedidos a exercer o Serviço Social Clínico de forma competente! O movimento sindical, e aqui grifo o esforço imenso do SASERS - Sindicato dos Assistentes Sociais no Estado do RS - para sensibilizar a categoria, estimulá-la a reivindicar esse direito que é simplesmente negado pelo órgão fiscalizador da profissão. Até quando?!
Katia L. Concordo e aprovo!
Walquiria S. Apoio o teu projeto
Adriano M. Concordo com os argumentos do abaixo-assinado, espero a compreensão deste competente Conselho, considerando as efetividades do Serviço Social - Clinico nos países em que a prática é regulamentada.
Rogério F. Sou Assistente Social, com Especialização Lato Senso em Terapia Familiar e Casal ( com mais de 870 hs, além de estágios práticos ). Atuo na área de saúde pública há 17 anos. Tive e tenho clareza de que a somente a Faculdade, não contempla a Formação/Especialização enquanto Terapeuta, que também sou, ou em qualquer outra área do conhecimento/Profissional. Acumulando as teorias estudadas, com a prática aprendidas e somados ao Serviço Social, acredito SIM em uma atuação Clínica, a partir da Especialização, tenho certeza de que isso só vem a contribuir com a constante formação dos Assistentes Social da área de Saúde Pública, onde nos solicitam constantes aprendizados e estudos com dentro deste olhar também clínico e terapeutico, que não é, ou tem um olhar ou prática curativa, apenas nos oferece melhores condições, mais assertivas de somarmos e fundamentarmos mais nossas formações iniciais, as muitas Especializações que podemos ter, a exemplo da psicanálise, que é possível Especializar-se, obtendo formação superior em áreas generalistas das mais variadas profissões. Sucessos a todos nós ASociais e Terapêutas das mais variadas ciências e linhas de pesquisa. Rogério - São Paulo/Capital
Filipe S. O Brasil precisa aprender a se respeitar.
MARILIA F. EU CONCORDO COM SEU PROJETO
MAURI B. Em diversos países, alguns da América Latina o Serviço Social Clínico é uma realidade.
Rita S. Bom dia
Tatiana W. Importaante a normatização do Serviço Social Clinico a final assegura um trabalho muito mais claro e objetivo aos profissionais
Ana P. Apoio à um Projeto que Normatize o Serviço Social Clínico
Junéia B. Apoio
Ceila B. Concordo com esse novo projeto de normatização!
Joyce P. È importantíssimo esse ato, pois já realizamos esta ação mas de maneira "ilegal".

Assinaram o abaixo-assinado
836 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado