Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

#SOS #CANTAREIRA (#SP/ #BRASIL) ÚLTIMA FLORESTA URBANA DO PLANETA: TRÁFEGO AÉREO intenso e ININTERRUPTO RUÍDO EXCESSIVO. Danos ao #ecossistema e pessoas para economizar combustivel de avião

Para: #UNESCO, #FAB - Força Aérea Brasileira www.fab.mil.br, #DECEA (DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO - http://www.decea.gov.br/), Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo - #GESP, #Prefeitura_de_Mairiporã, #Câmara_de_vereadores_de_Mairiporã, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - #ALESP Ministério Público FEDERAL - #MPF, Agência Nacional de Aviação Civil - #ANAC; Instituto #Florestal do Governo de Estado de São Paulo; #GRUAIRPORT - Aeroporto Internacional de #Guarulhos (#Cumbica); #SOSMA - SOS MATA ATLÂNTICA

SE VOCÊ ASSINAR, NÃO SE ESQUEÇA DE VERIFICAR NA CAIXA DE SPAM DO SEU E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO DA ASSINATURA!

http://avioesnaserrasoscantareira.blogspot.com.br/
MANIFESTO (IN PORTUGUESE AND IN ENGLISH)

O ASSUNTO ESTÁ NO #MPF. VIDE NO LINK ABAIXO:
http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-sp-apura-danos-ambientais-causados-por-avioes-que-sobrevoam-o-parque-estadual-da-cantareira

Em 12 de dezembro 2013, foram implementadas pelo #DECEA/ #FAB novas rotas de chegada e saída de aeronaves do Aeroporto de Guarulhos (Projeto PBN), com o objetivo de encurtar as trajetórias em seu cone de aproximação.

As novas rotas passaram a sobrevoar a Serra da Cantareira em proximidade e quantidade impactantes, comprometendo a saúde do ecossistema da Cantareira (flora e fauna), que é frágil, e a saúde física e mental dos muitos moradores que escolheram este local silencioso para viver, em sua maioria, muito antes da criação desse aeroporto.

A Serra da Cantareira, como é sabido, é um bem natural único, tombada em 1994 pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade. De importância planetária, é parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCVCSP), a única dentre as aproximadamente 500 Reservas da Biosfera na Terra com a característica de unir floresta e cidade.

A Cantareira é também a maior floresta urbana do nosso planeta, área protegida, área de mananciais, responsável pelo abastecimento de água para aproximadamente nove milhões de pessoas na capital paulista. Além disso, contribui de modo decisivo em sua climatização.

O DECEA informou, através de troca de mensagens em seu sítio (protocolo 6A8F8F86), que não levou em consideração as variáveis ambientais na elaboração do novo sistema de rotas, o que, a nosso ver, contraria normas da legislação em vigor, em particular as da LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981, que cuida da Política do Meio Ambiente.

Gostaríamos de destacar que, como cidadãos Paulistas e Brasileiros que somos, apoiamos medidas que visem à racionalização do tráfego aéreo com os benefícios decorrentes para toda a sociedade, mas não podemos concordar que sejam ao custo da deterioração de áreas de proteção ambiental, particularmente da Serra da Cantareira.

Pedimos sua atenção e providências no sentido de reverter esta situação, para que a Serra da Cantareira seja preservada, impedindo que a Aeronáutica venha a ser responsável pela degradação de uma das reservas naturais mais importantes do nosso planeta.

Movimento #SOS #Cantareira
http://avioesnaserrasoscantareira.blogspot.com.br/

#DESRESPEITO: O RUÍDO GERADO PELAS AERONAVES É #EXCESSIVO, #BÁRBARO, #DESUMANO! AUTORIDADES FAÇAM ALGO!

===================================xXx===========================================
IN ENGLISH

On December 12, 2013 , DECEA implemented new nonstop routes , arrival and departure of large aircraft from Guarulhos Airport Project ( PBN ) , in order to shorten the paths in its cone approach , thus achieving considerable savings of fuel.

Thus was created an intense air path of airplanes over the area of environmental preservation da #Cantareira , which operates in continuous regime during the 7 days a week , 24 hours per day (including the period from 22h to 7h , without regard OR RESPECT to silence) , in close proximity , intervals and impactful deal , thereby generating emissions, noise and fuel sometimes so aggressive that ultimately unbalance the ecosystem of Saw da #Cantareira ( forest, springs , fountains , animals , birds , birds bees and other insects important ) that is fragile , thus leading him to total degradation. Such activity also harms physical and mental health of the inhabitants , being the latter likely the incidence of cardiovascular and gastrointestinal diseases due to this exposure , such as describing the recognized area studies.

Currently the remaining ecosystem of Cantareira´sSaw , as is known , is a unique natural asset . Was listed in 1994 by #UNESCO as World Heritage Site. With its #global importance , is part of the Biosphere Reserve of the Green Belt of the City of São Paulo ( RBCVCSP ) and the only among the 500 Biosphere Reserves on Earth with the characteristic of uniting forest and city.

The Cantareira´s Saw is still also the largest urban forest of our planet , an area that should be protected, due to its springs , which are responsible for supplying water to approximately nine million people in the state capital . Moreover, the Cantareira´s Saw ultimately contributes to the climate of the surrounding towns .

#DECEA reported through messaging on your website ( 6A8F8F86 Protocol Annex ) , which did not take into account environmental variables in the preparation of the new route system , which in our interpretation contradicts rules of law, in particular #LAW No. 6938 oF 31 AUGUST 1981 regulates the #Environmental #Policy .

We would like to emphasize that , as people who live in São Paulo state and Brazilian citizens that we are, we support measures aimed at streamlining air traffic with benefits for the whole society , but we can not agree that they are at the cost of deterioration of protected areas , particularly the SawCantareira .
We ask for your attention and action to reverse this situation , this ceasing true attack aircraft, so that what remains of the Saw da Cantareira is preserved , thus preventing the Air Force will be an executioner responsible for degradation of the #reserves #natural most important of our planet .

#greenpace, #sptv, #G1, #WATER, #ÁGUA, #PLANALTO, #HELP, #ONU, #NOTÍCIA, #COTIDIANO, #NEWS, #FOLHA, #ESTADAO, #GESP, #UNESCO, #GRU, #AIRCRAFT, #FAUNA, #FLORA, #FOREST, #Deforestation, #NEWYORKTIMES #Saopaulo #Brazil #Mairipora




======================================XxX=========================================
INFORMAÇÕES INTERESSANTES E IMPORTANTES


A Cantareira é também a maior floresta urbana do nosso planeta (maior que a da Tijuca), área protegida (APP), área de mananciais, e responsável pelo abastecimento de água para aproximadamente 9 milhões de pessoas na capital paulista. Além disso, ‘viabiliza’ a vida na macrometrópole, pois atua em seu equilíbrio térmico, o que afeta diretamente 17 milhões de pessoas. Costuma-se dizer (ainda que a imagem seja meio equivocada), que é o pulmão de São Paulo, pois permite que a cidade ‘respire’. Mesmo assim, SP já tem clima de deserto.

Danos à saúde (http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_sonora)
Ver artigo principal: Efeitos da poluição sonora na saúde (http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeitos_da_polui%C3%A7%C3%A3o_sonora_na_sa%C3%BAde)

A poluição sonora atrapalha diferentes atividades humanas, independentemente dos níveis sonoros serem potencialmente agressores aos ouvidos, a poluição sonora pode, em alguns indivíduos, causar estresse, e com isto, interferir na comunicação oral, base da convivência humana, perturbar o sono, o descanso e o relaxamento, impedir a concentração e aprendizagem, e o que é considerado mais grave, criar estado de cansaço e tensão que podem afectar significativamente o sistema nervoso e cardiovascular. Há vários tipos de ruídos e sons não ruidosos potencialmente agressivos para o órgão auditivo, como o trânsito de veículos, atividades domésticas e públicas e o ruído industrial.

A poluição sonora frequente, por exemplo, através de aviões pode causar danos à saúde humana mesmo a partir de níveis de ruídos baixos.

Já em 1910 Robert Koch profetizou: "Um dia a humanidade terá que lutar contra a poluição sonora, assim como contra a cólera e a peste". O ponto de ataque da poluição sonora não é o aparelho auditivo, mas sim o sistema endócrino, especialmente as glândulas que produzem o cortisol e outros corticosteróides. Desta maneira, níveis de ruído a partir de 45 dB podem ser nocivos à saúde humana, quando a diferença de medição for maior que 3 dB do nível de ruído de fundo. Já a partir de 55 dB pode-se considerar uma fonte sonora como incómodo. Se este nível de ruído permanecer por um período de tempo longo, a produção pessoal pode cair e a sensação de mal-estar de quem está submetido a esta fonte sonora pode aumentar enormemente. Emissões sonoras entre 60 a 75 dB produzem stress físico. Este tipo de poluição sonora pode determinar uma hipertonia arterial (aumento da pressão sanguínea) e provocar doenças circulatórias, como o enfarte do miocárdio (ataque do coração) e até mesmo serem a causa de úlceras estomacais.

O Ruído gerado pelos aviões infringe a seguinte Lei de Mairiporã: PROJETO DE LEI Nº 306 de 2011 de Mairiporã

Dispõe sobre a poluição sonora e adota outras providências.

Art. 1º Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por poluição sonora, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da vida da população.
Art. 2º É proibido perturbar o sossego e o bem-estar público ou da vizinhança com ruídos, algazarras, barulhos ou sons de qualquer natureza, excessivos e evitáveis, produzidos por qualquer forma.
(...)
Links:

Barulho de aviões tira o sossego dos vizinhos do Aeroporto de Guarulhos - REPORTAGEM GLOBO/ BOM DIA BRASIL =>http://glo.bo/1ocJk5a

http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/meio-de-campo-5/

https://www.facebook.com/avioesnaserrasoscantareira?fref=nf

https://plus.google.com/s/%20%23SERRA_DA_CANTAREIRA

http://www.jornaldaserra.com.br/Cumbica2014/avioesnaserra.htm

LINKS RELATIVOS À DESTRUIÇÃO DA CANTAREIRA POR AVIÕES E OUTROS:

Reportagem no Jornal da Serra sobre as Rotas de aviões:
http://www.jornaldaserra.com.br/
(***) http://www.jornaldaserra.com.br/Cumbica2014/AVIAO%202002/rotacumbica2002.htm

Reportagem de 2000 sobre a Cantareira x aviões GRUairport no Diário do Grande ABC
https://www.dgabc.com.br/Noticia/192241/trafego-aereo-incomoda-moradores-em-sp?referencia=navegacao-lateral-detalhe-noticia

Nossa petição pública:
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br69166

Filme documentário Entre Rios descreve sobre danos à Cantareira
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/tag/entre-rios/

Blog:
www.savecantareiraforest.blogspot.com.br

Facebook:
https://www.facebook.com/avioesnaserrasoscantareira

(*) reportagem do SPTV sobre a destruição da Cantareira
http://youtu.be/pMpO6WIo15Q

Filmes que elaborei, registrando o problema:
http://youtu.be/LmgVVYNIhCw
http://youtu.be/nzYxqIrjcic
http://youtu.be/ak8TCxuNT6o

Algumas postagens do Google+
https://plus.google.com/106251570943757335164/posts

Filme – Serra da Cantareira a Amazônia Paulista
http://youtu.be/UOiElHO7ZCg

LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981, que cuida da Política do Meio Ambiente.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm

Tese de Mestrado sobre o Ruído em Aeroporto de Brasília
http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_arquivos/6/TDE-2009-06-25T105104Z-806/Publico/Texto%20completo%20Edson%20Benicio%20-%202008.pdf
Reportagem sobre ruído gerado pelo aeroporto de Fortaleza
http://youtu.be/xJCdMDof3VI

Reportagem da Globo sobre a importância da Cantareira:
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-ecologia/v/parque-da-cantareira-e-uma-das-principais-areas-verdes-de-sao-paulo/3411396/

Dan Robinson-SPTV
http://youtu.be/WHUbAAkqK5E?

e-mail: avioesnaserra@gmail.com"

#ESTADAO, #FOLHA, #JOVEMPAN, #BANDEIRANTES, #GLOBO, #RECORD7, #COTIDIANO, #MIDIA, #MEIOAMBIENTE, #ECOLOGIA, #NOTICIA

http://avioesnaserrasoscantareira.blogspot.com.br/



Qual a sua opinião?

#SOS #CANTAREIRA (#SP/ #BRASIL) ÚLTIMA FLORESTA URBANA DO PLANETA: TRÁFEGO AÉREO intenso e ININTERRUPTO RUÍDO EXCESSIVO. Danos ao #ecossistema e pessoas para economizar combustivel de avião , para #UNESCO, #FAB - Força Aérea Brasileira www.fab.mil.br, #DECEA (DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO - http://www.decea.gov.br/), Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo - #GESP, #Prefeitura_de_Mairiporã, #Câmara_de_vereadores_de_Mairiporã, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - #ALESP Ministério Público FEDERAL - #MPF, Agência Nacional de Aviação Civil - #ANAC; Instituto #Florestal do Governo de Estado de São Paulo; #GRUAIRPORT - Aeroporto Internacional de #Guarulhos (#Cumbica); #SOSMA - SOS MATA ATLÂNTICA foi criado por: avioesnaserra@gmail.com.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
647 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar