Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular, para Ministério da Educação, Exma. Sra. Presidente da República

Nome Comentário
ANA Z. Concordo plenamente, pela valorização da nossa cultura.
Noelio S. Era só o que faltava!
Maria A. Vamos dizer não à precarização do ensino de nossos jovens.
Jeanette M. Imaginem a minha tristeza... Sou aluna da Pós- Graduação da UNIP em Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar.
Miguel R. Sou contrário a qualquer ato que empobreça nossa história, língua, literatura ou qualquer outro campo de conhecimento porque eles revelam nossa visão de mundo desde nossas origens.
Willian C. DAQUI A POUCO ESTARÃO TROCANDO A LÍNGUA PORTUGUESA POR ALGUM DIALETO SE DEIXARMOS ESSA - PREVALECER!
Matheus F. ABSURDO
Oscar H. A Lingua Portuguesa é a base da comunicação do Brasil. Porque retirar a obrigatoriedade da Base Nacional Comum Curricular?
Aida P. Tirar Literatura é para deixar o povo ignorante. Será fácil manipulá - los.
CHANG Y. Toda literatura é cultura humana. Deve permanecer no curriculum escolar de forma obrigatória.
Ayrthon V. Esses comunistas petralhas com idiotia adquirida na militância esquerdopata pretendem eliminar de vez com a cultura no Brasil. Antes disso, acabemos com eles.
Aileda O. A Literatura Portuguesa é uma das fontes da própria história de Portugal. Estão em Herculano, Luís de Camões, Garrett, Rebelo da Silva, Fernão de Oliveira, entre outros, pontos de importância fundamental para a compreensão da formação de Portugal e, por conseguinte, a do Brasil.
Ivonildes R. A literatura brasileira da época colonial é também portuguesa. Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e Saramago (o único Nobel da língua portuguesa) são indispensáveis para o entendimento da identidade brasileira.
Marcia B. Não deixem acabar com a literatura nas escolas.
Inez . É fundamental ensinar a Literatura. Mas, antes disso, é fundamental que voltemos ao ensino da Gramática, que permita que se compreenda a Literatura. Existe sim, certo e errado em termos de escrita. As crianças precisam aprender a ler e escrever com clareza. Precisam aprender a expressar-se com exatidão, para que seus pensamentos sejam bem interpretados. Da mesma forma, precisam aprender a ler de forma adequada, compreendendo bem o significado das pontuações e entonações da voz enquanto leem. O problema da educação no Brasil é que, quanto mais dinheiro é gasto com formação de professores, mais esses professores são preparados para não ensinar a ler e escrever.
Cristina B. É simplesmente incompreensível a retirada de literatura do Currículo, tal só pode ser pretendido por quem não teve a oportunidade de estudar.
Fátima Sem comentários
Daniela J. Como assim tirar Camões, Eça e Pessoa do currículo escolar?
Gilda . Sem Pessoa não tem graça
jose . Um absurdo. A leitura é cultura,é prazer. Minha esposa é Profa. De geografia,aposentada do município do RJ. Ela acha um absurdo.Só para desestimular mais ainda o aluno.

Assinaram o abaixo-assinado
4.951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado